quinta-feira, 2 de abril de 2020

GEOGRAFIA 6º ANO B C D

Ano/série
6° ANO – Ensino Fundamental
Objeto de estudo:
Diferentes tipos de poluição
Habilidades:
Identificar e descrever problemas socioambientais que ocorrem no entorno da escola e da residência (lixões, indústrias poluentes, destruição do patrimônio histórico entre outros), analisar as diferentes origens e propor soluções (inclusive tecnológicas) para esses problemas.
Tempo de estudo:
4 aulas
Momento 1
Leitura
Momento 2
Exercícios
Momento 3
Trabalho de pesquisa

A consciência ambiental parte do princípio de que os seres humanos se educam um com o outro e respeitam as ações da natureza.
A preservação do meio ambiente dificilmente ocorre em lugares onde há grande desigualdade social. E o combate da pobreza que gera desigualdade deve ser superadas pelos Estado (Governo) e pelo conflito de classes sociais que formam leis que garantem igualdade social.
Quando há diminuição das ações do Estado ocorre uma fragilização do poder de decisão pelo coletivo e um aumento ilusório das liberdades individuais em função da oferta de espaços e produtos proporcionados pelo mercado financeiro. Assim sendo, a diminuição da vida coletiva proporcionada pelo Estado tem proporcionado uma crise nos valores humanos e grande escala da degradação do meio ambiente.
Para superar isso é necessário que haja conflito e diálogo no interior de espaços democráticos em nível de equidade, assim poderá ocorrer avanço no processo de transformação da sociedade. Assim, exercer educação ambiental significa não agir isoladamente, deve atribuir os mais diferentes setores da sociedade, deve atribuir os mais diferentes setores da sociedade e as mais diversas áreas do conhecimento. Portanto, a escala não é a única responsável por educar para preservação ou conservação do meio ambiente.
Poluição dos Rios
A poluição dos rios em diversos países está relacionada ao lançamento de três produtos principais em suas águas:
·         Esgotos urbanos sem tratamento;
·         Pesticidas e fertilizantes químicos utilizados na agricultura;
·         Lixo levado para os rios pela água da chuva;
·         Resíduos industriais.
Nas grandes cidades dos países subdesenvolvidos, carentes de infraestrutura de saneamento básico como tratamento de água e esgoto e coleta de lixo para toda população, os rios são poluídos principalmente por esgotos urbanos, que contém fezes humanas, resto de alimento, de detergentes e sabões. Esses dejetos contêm microrganismos que podem causar doenças se ingeridos ou absorvidos pela pele. Além disso, o esgoto é rico em nutrientes que servem de alimento para bactérias decompositoras; como esse processo utiliza o oxigênio dissolvido na água, esse meio se torna inadequado para a sobrevivência da maior parte dos seres vivos, afetando rios, represas, lagos etc.
Os resíduos industriais são, em muitas áreas, os principais agentes poluidores dos rios. A água nas indústrias é utilizada, principalmente, para elaboração do produto (na composição de alimentos, bebidas, produtos de higiene e de limpeza) ou como dissolvente ou reagente químico, na lavagem, na tinturaria, na mineração, na refrigeração e no esfriamento de máquinas e peças. Durante esses processos, a água acaba poluída por resíduos orgânicos e substâncias química, muitas vezes tóxicas, necessitando tratamento prévio antes de ser despejada na rede de esgoto ou diretamente nos rios.
Solução para a poluição dos rios
A solução para o problema da poluição dos rios está principalmente no tratamento dos esgotos urbanos e industriais e no maior controle da utilização de pesticidas na agricultura. Apesar de ter aumentado a quantidade de esgotos urbanos e industriais que passa por algum sistema de tratamento, ela é ainda pequena. Como consequência, o número de rios poluídos permanecerá grande por décadas.
A poluição dos rios, lagos e lençóis freáticos afeta a disponibilidade de água para abastecimento da população e, em muitos casos, mesmo que não comprometa integralmente a captação desse




recurso, exige uma ampliação significativa dos gastos no processo de tratamento. Isso vem ocorrendo em vários municípios brasileiros, como mostra a figura a seguir:

Exercícios
1) Explique como a desigualdade social pode prejudicar o meio ambiente.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2) Por quais motivos ocorrem a poluição dos rios?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3) De acordo com a leitura do texto, no Brasil há problemas no saneamento básico? Explique.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4) Analise o mapa a seguir e com auxílio de um mapa político, e descreva quais estados brasileiros sofrem com maior carência de saneamento básico.



___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



5) Veja figura a seguir:




Reflita sobre essa foto tirada por Eduardo Srur e pensem em projetos semelhantes que chamem a atenção para os problemas ambientais no bairro ou no município em que você vive. Realize esse trabalho em forma de fotografia, figuras, slides etc

5 comentários: