|
Ano
|
1º Ano
|
|
Objetos
de estudo:
|
Bibliografia,
Cartoon
|
|
Habilidades:
|
Ler,
compreender, analisar e interpretar: biografias, entrevistas, perfis, piadas,
adivinhas, verbetes de dicionário e diálogos, inferindo seus traços
característicos, bem como suas finalidades e usos sociais. (Currículo
Linguagens)
Localizar
informações explícitas e implícitas em textos (verbal e não-verbal).
(Currículo Linguagens)
(EM13LGG104)
Utilizar as diferentes linguagens, levando em conta seus funcionamentos, para
a compreensão e produção de textos e discursos em diversos campos de atuação
social.
|
|
Tempo
de estudo:
|
4 aulas
|
|
Momento
1:
|
Leitura e interpretação de biografia
|
|
Momento
2:
|
Leitura
e interpretação de Cartoon
|
|
Momento
3:
|
Leitura
e interpretação de Cartoon
|
Atividade 1: Bibliografia de Martin Luther King Jr.
Martin Luther King Jr. was the most important voice
of the American civil rights movement, which worked for equal rights for all.
He was famous for using nonviolent resistance to overcome injustice, and he
never got tired of trying to end segregation laws (laws that prevented blacks
from entering certain places, such as restaurants, hotels, and public schools).
He also did all he could to make people realize that "all men are created
equal.".
Because of his great work, in 1964 King received
the Nobel Peace Prize - the youngest person ever to receive this high honor.
King was also a Baptist minister. He was assassinated in Memphis, Tennessee,
when he was just 39 years old. His birthday is now observed as a national
holiday on the third Monday in January.
THE LIBRARY OF CONGRESSo Martin Luther King Jr. America's Story from
America's Library. Disponível em:
<www.americaslibrary.gov/aa/king/aa_king_subj.
1. Read the biography again and match the dates, numbers, and places to
the corresponding information.
a) January 15, 1929
b) Memphis, Tennessee
c) 39
d) Every third Monday in January
[ ] How old he was when he was assassinated.
[ ] The date Martin Luther King Jr. was bom.
[ ] The city and state where he was assassinated.
[ ] A national holiday in the United States.
2. Write T (true) or F (false) according to Martin Luther King Jr.'s
biography.
a) Martin Luther King Jr. was an important person who fought
injustice and segregation laws.
b) In 1964, he received a Nobel Prize because of his work as a minister.
c) He was very old when he received the Nobel Prize.
d) He died at an old
age.
Analise o cartoon acima, responda as questões
abaixo:
1.
Em relação ao cartoon acima, assinale a
alternativa correta:
a) A palavra worst é
a forma comparativa do verbo worse.
b) O verbo associado à palavra worst é worsen.
c) A palavra ever pode
ser substituída, no cartoon em questão, por never.
d) O personagem da televisão faz
alusão ao acordo celebrado pelos três personagens sentados à mesa.
2.
Quanto ao cartoon acima, podemos
afirmar que:
a) A palavra this, no
cartoon em questão, pode ser substituída por that.
b)
A palavra that faz
alusão ao papel que está na mão do personagem na televisão.
c)
A palavra we faz
alusão aos quatro personagens do cartoon.
d)
A palavra bill,
no cartoon em questão, refere-se a um ato normativo.
3.
Em relação ao cartoon acima, marque a assertiva correta:
a)
A palavra well indica
concordância.
b)
A palavra Iran,
no cartoon em questão, faz as vezes de uma advérbio.
c)
A fronteira irlandesa, assim como a saída do Reino Unido da União Europeia, são
temas que constam no cartoon em questão.
d)
Os três personagens sentados à mesa analisam o mesmo acordo a que se refere o
personagem na televisão.
4.
Analise o cartoon acima e, em seguida, assinale a opção correta:
a)
A palavra he faz
referência ao personagem na televisão.
b) He’s é a forma
contraída das palavras he e has.
c)
O verbo to be foi
utilizado três vezes no cartoon em questão.
d)
O cartoon apresenta
dois verbos modais.
5.
Analise o cartoon acima e, em seguida, assinale a opção
incorreta:
a)
A personagem aparenta estar satisfeita com a proposta de acordo a ser selada.
b)
A personagem discorda da colocação do personagem na televisão.
c)
O personagem, na televisão, faz uma comparação entre o seu acordo e todos os
acordos do mundo.
d)
A personagem discorda do comentário do personagem na televisão.
Atividade 3: Cartoon (COVID- 19)
1.
Quanto ao Cartoon acima, é correto
afirmar que:
a) You kids não faz
alusão a jovens, de modo geral.
b) A palavra boomer faz
referência aos baby boomers, pessoas nascidas no período de
1946-1964.
c) A palavra boomer poderia
ser substituída por bummer sem modificação no sentido da fala
do personagem.
d) Okay boomer sinaliza
concordância.
2.
Quanto ao ao Cartoon acima, é
incorreto inferir que:
a) O cartoon retrata o período de
férias escolares conhecido nos Estados Unidos da América como Spring
Break.
b) O cartoon não faz alusão,
especificamente, à estação do ano Primavera.
c) O personagem, supostamente
infectado pelo coronavírus, alerta para a necessidade de não se gerar pânico
entre as pessoas.
d) O contexto em questão (em que há
uma pessoa de mais idade infectada pelo vírus COVID-19) versa sobre
recomendação dada a jovens praieiros no sentido de tomarem o devido cuidado. No
entanto, o cartoon é composto, em verdade, de uma miscelânea de ironias, sendo
o elemento principal dessa mistura o que segue: pessoa já infectada alertando
como se comportar para não contrair a doença.
3.
Assinale a alternativa correta:
a) You’re poderia
ser substituído por your, sem nenhum prejuízo no sentido na fala de
um dos personagens.
b) Um dos personagens do cartoon faz
uso da terceira condicional em sua fala.
c) A palavra kids é
utilizada por um dos personagens para demarcar padrões de comportamento
semelhantes envolvendo aquele de pessoas mais velhas e o de pessoas mais novas.
d) A roupa da personificação do
COVID-19 e os trajes de banhos dos demais personagens, retratam divergência de
entendimentos sobre como enxergam o risco de serem infectados pelo coronavírus.
4.
Assinale a alternativa incorreta,
quanto ao cartoon acima:
a) Há 3 verbos distintos no cartoon
em questão.
b) A palavra Spring faz
as vezes de adjetivo em Spring Break.
c) O verbo to be é
utilizado mais de uma vez pelos personagens.
d) Are going denota passado.



Nenhum comentário:
Postar um comentário