Ano/série
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6° ANO – Ensino Fundamental
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Objeto de estudo:
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Diferentes tipos de poluição
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Habilidades:
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Identificar e descrever problemas socioambientais que ocorrem no
entorno da escola e da residência (lixões, indústrias poluentes, destruição
do patrimônio histórico entre outros), analisar as diferentes origens e
propor soluções (inclusive tecnológicas) para esses problemas.
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Tempo de estudo:
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4 aulas
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Momento 1
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Leitura
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Momento 2
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Exercícios
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Momento 3
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Trabalho de pesquisa
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A consciência ambiental parte do
princípio de que os seres humanos se educam um com o outro e respeitam as ações
da natureza.
A preservação do meio ambiente
dificilmente ocorre em lugares onde há grande desigualdade social. E o combate
da pobreza que gera desigualdade deve ser superadas pelos Estado (Governo) e
pelo conflito de classes sociais que formam leis que garantem igualdade social.
Quando há diminuição das ações do
Estado ocorre uma fragilização do poder de decisão pelo coletivo e um aumento
ilusório das liberdades individuais em função da oferta de espaços e produtos
proporcionados pelo mercado financeiro. Assim sendo, a diminuição da vida
coletiva proporcionada pelo Estado tem proporcionado uma crise nos valores
humanos e grande escala da degradação do meio ambiente.
Para superar isso é necessário
que haja conflito e diálogo no interior de espaços democráticos em nível de
equidade, assim poderá ocorrer avanço no processo de transformação da
sociedade. Assim, exercer educação ambiental significa não agir isoladamente,
deve atribuir os mais diferentes setores da sociedade, deve atribuir os mais
diferentes setores da sociedade e as mais diversas áreas do conhecimento.
Portanto, a escala não é a única responsável por educar para preservação ou
conservação do meio ambiente.
Poluição dos Rios
A poluição dos rios em diversos
países está relacionada ao lançamento de três produtos principais em suas
águas:
·
Esgotos urbanos sem tratamento;
·
Pesticidas e fertilizantes químicos utilizados
na agricultura;
·
Lixo levado para os rios pela água da chuva;
·
Resíduos industriais.
Nas grandes cidades dos países
subdesenvolvidos, carentes de infraestrutura de saneamento básico como
tratamento de água e esgoto e coleta de lixo para toda população, os rios são
poluídos principalmente por esgotos urbanos, que contém fezes humanas, resto de
alimento, de detergentes e sabões. Esses dejetos contêm microrganismos que
podem causar doenças se ingeridos ou absorvidos pela pele. Além disso, o esgoto
é rico em nutrientes que servem de alimento para bactérias decompositoras; como
esse processo utiliza o oxigênio dissolvido na água, esse meio se torna
inadequado para a sobrevivência da maior parte dos seres vivos, afetando rios,
represas, lagos etc.
Os resíduos industriais são, em
muitas áreas, os principais agentes poluidores dos rios. A água nas indústrias
é utilizada, principalmente, para elaboração do produto (na composição de
alimentos, bebidas, produtos de higiene e de limpeza) ou como dissolvente ou
reagente químico, na lavagem, na tinturaria, na mineração, na refrigeração e no
esfriamento de máquinas e peças. Durante esses processos, a água acaba poluída
por resíduos orgânicos e substâncias química, muitas vezes tóxicas,
necessitando tratamento prévio antes de ser despejada na rede de esgoto ou
diretamente nos rios.
Solução para a poluição dos
rios
A solução para o problema da
poluição dos rios está principalmente no tratamento dos esgotos urbanos e
industriais e no maior controle da utilização de pesticidas na agricultura.
Apesar de ter aumentado a quantidade de esgotos urbanos e industriais que passa
por algum sistema de tratamento, ela é ainda pequena. Como consequência, o
número de rios poluídos permanecerá grande por décadas.
A poluição dos rios, lagos e lençóis freáticos
afeta a disponibilidade de água para abastecimento da população e, em muitos
casos, mesmo que não comprometa integralmente a captação desse
recurso, exige uma ampliação
significativa dos gastos no processo de tratamento. Isso vem ocorrendo em
vários municípios brasileiros, como mostra a figura a seguir:
Exercícios
1) Explique como a desigualdade social pode prejudicar o
meio ambiente.
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2) Por quais motivos ocorrem a poluição dos rios?
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3) De acordo com a leitura do texto, no Brasil há problemas
no saneamento básico? Explique.
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4) Analise o mapa a seguir e com auxílio de um mapa político,
e descreva quais estados brasileiros sofrem com maior carência de saneamento
básico.
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5) Veja figura a seguir:
Reflita sobre essa foto tirada por Eduardo Srur e pensem em
projetos semelhantes que chamem a atenção para os problemas ambientais no
bairro ou no município em que você vive. Realize esse trabalho em forma de
fotografia, figuras, slides etc
fazerdo a boa bassani
ResponderExcluirMuita coisa
ResponderExcluirMuita coissa
ResponderExcluirMuita coissa
ResponderExcluirE para copiar o texto
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