sexta-feira, 27 de março de 2020

ARTES 1 ANO B C D




  BIMESTRE DE ARTE –              1 º ano E.M                         NOTA _______                      professora Cristina          ARTE

Habilidades 

Ø  Relacionar as práticas artísticas ás diferentes dimensões da vida social, cultural política, histórica, econômica e ética.

Ø  Analisar e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial de culturas diversas, em especial a brasileira, favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos ás  diferentes linguagens artísticas

Caros alunos leiam com atenção, desejo a vocês boas reflexões, e boa realização das atividades propostas.
                                                                                                                                                          Profª Cristina

Orientações para realizar as atividades

·         Ler o texto de apoio para responder as atividades
·         Na folha do caça palavras com o auxilio da folha do Patrimônio e Preservação, você deve encontrar os dezessete patrimônios culturais, cada nome deve ser pintado de lápis de cor.
·          Todas as questões destas atividades devem ser respondidas


Texto de apoio
Patrimônio cultural

O termo patrimônio histórico cultural diz respeito a tudo aquilo que é produzido, material ou imaterial, pela cultura de determinada sociedade que, devido à sua importância cultural e científica em geral, deve ser preservado por representar uma riqueza cultural para a comunidade e para a humanidade. Os profissionais que lidam diretamente com a identificação e preservação do patrimônio histórico cultural são historiadores, historiadores da arte, antropólogos, paleontólogos, arquitetos e urbanistas, entre outros.
O que é patrimônio histórico cultural?

Quando um elemento cultural é considerado patrimônio histórico cultural por algum órgão ou entidade especializado no assunto, dizemos que ele foi “tombado” como patrimônio. Podem ser bens considerados patrimônio histórico cultural: obras de artes plásticas (pinturas, escultura, ilustrações, tapeçarias e artefatos artísticos históricos em geral); construções e conjuntos arquitetônicos (cidades, casas, palácios, casarões, jardins, monumentos); festas e festividades; músicas; elementos culinários, manifestações nas ruas, entre outros representantes das diversas culturas ainda existentes ou que já existiram no mundo.


O que determina se um bem cultural é ou não patrimônio histórico cultural são a sua relevância histórica para a formação identitária da cultura de um povo e a importância da preservação desse bem para a conseqüente manutenção cultural daquele povo.
Por estarmos diariamente em contato com aqueles bens culturais, nós desenvolvemos certo apreço pela sua preservação devido ao fato de que esse convívio é fator decisivo para a formação das nossas identidadesA cidade de Salvador foi tombada pela Unesco como patrimônio histórico cultural material da humanidade.
A valorização do patrimônio histórico cultural é a valorização da identidade que molda as pessoas. Por isso, preservar as paisagens, as obras de arte, as festas populares, a culinária ou qualquer outro elemento cultural de um povo, é manter a identidade desse povo.

Conceito de conservação. Do latim conservatĭo, a conservação é a ação e o efeito de conservar (manter, cuidar ou preservar algo, continuar uma prática de costumes). ... A criação de áreas protegidas (como reservas naturais ou parques nacionais) é uma das políticas mais frequentes para a conservação ambiental.
Preservação ambiental. Preservação ambiental é a proteção da natureza, sem considerar a questão econômica ou de uso. A ideia da preservação é proteger o meio ambiente das ações do homem.


                                                                                                                                                                      
Atividades
PATRIMÔNIO E PRESERVAÇÃO

A criação de uma mentalidade brasileira de preservação dos monumentos e dos sítios históricos remonta aos anos de 1930, sob a inspiração do escritor modernista Mário de Andrade. Sob sua influência, Getúlio Vargas criou o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional –IPHAN– em 1932, responsável pela política de proteção do patrimônio cultural do país. O êxodo rural dos anos 60/70, foi acompanhado de um período de crescimento urbano-industrial nunca visto na história do país, bem como da exacerbação das desigualdades sociais. Neste clima de conflito entre preservação e crescimento urbano, os estados e municípios foram convocados a participar do esforço de preservação patrimonial com a criação do IEPHA – Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico, como o IEPHA/MG. Os conflitos e contradições entre desenvolvimento e preservação de valores culturais/ ecológicos, ameaças aos sítios históricos e arqueológicos era também um problema mundial. Em resposta, a UNESCO - órgão das Nações Unidas para a Ciência, a Educação e a Cultura -, criou a Convenção do Patrimônio Mundial. O Brasil tem 17 bens patrimoniais tombados pela UNESCO como Patrimônios da Humanidade. Os municípios e comunidades foram efetivamente convocados a participar do esforço de preservação patrimonial a partir da Constituição Federal de 1988, como indica o Plano Diretor e de gestão da cidade.

PATRIMÔNIOS BRASILEIROS TOMBADOS PELA UNESCO COMO PATRIMÔNIOS DA HUMANIDADE

1 - Parque Nacional do Jaú - é o maior parque do mundo em floresta tropical úmida e intacta.

2 -A cidade histórica de Ouro Preto, antiga capital das Minas Gerais, tem origem na descoberta do ouro. Cidade está ligada à Inconfidência Mineira, movimento pela Independência do Brasil.

3 -O centro histórico de Olinda.

4 -As ruínas jesuítico-guaranis de São Miguel das Missões - RS, antiga região espanhola, a Província Jesuítica do Paraguai. 
5 -O centro histórico de Salvador - Fundada por Thomé de Souza.

6 -O Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas é a obra-prima de  Aleijadinho.

7 - Parque Nacional do Iguaçu - água grande, em Guarani.

8 -Brasília (Plano Piloto).

9 - Parque Nacional Serra da Capivara - no Município de São Raimundo Nonato, PI, foi criado para preservar os vestígios da mais antiga ocupação humana da América do Sul, há cerca de 50 mil anos.

10 - Centro Histórico de São Luís

11 - Diamantina .

12 - Pantanal Mato-grossense - é a mais extensa área úmida contínua do planeta.

13 - Costa do Descobrimento -  Reserva da Mata Atlântica com excepcional valor do ponto de vista da ciência e da
preservação de ecossistema de interesse universal.

14 - Reserva Mata Atlântica - Depois de mais de 500 anos de ocupação, apenas uma área de 7% da Mata Atlântica ainda permanece de pé.

15 - Reservas do Cerrado - O Parque Nacional das Emas e o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, localizados no Estado de Goiás.

16 - Centro Histórico de Goiás .

17 - O arquipélago de Fernando de Noronha, em Pernambuco.


RESPONDA:

  1.O que é IPHAN?


  2.Que presidente criou o IPHAN? Sob influência de que escritor famoso?


  3.O que é IEPHA?

  4.O que é UNESCO?





ENCONTRE NO DIAGRAMA OS PATRIMONIAIS BRASILEIROS TOMBADOS PELA UNESCO COMO PATRIMÔNIOS DA HUMANIDADE
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RESPONDA 

Não só de aspectos físicos se constitui a cultura de um povo. Há muito mais, contido nas tradições, no folclore, nos saberes, nas línguas, nas festas e em diversos outros aspectos e manifestações transmitidas oral ou gestualmente, recriadas coletivamente e modificados ao longo do tempo. A essa porção intangível da herança cultural dos povos dá-se o nome de patrimônio cultural imaterial.

Qual das figuras abaixo retrata patrimônio imaterial da cultura de um povo?


Um comentário:

  1. Professora sem condições fazer este diagrama a mão, pode somente ir anotando os nomes encontrados em uma ordem???

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