1º BIMESTRE
DE ARTE – 1 º ano E.M NOTA _______ professora Cristina ARTE
Habilidades
Ø
Relacionar as práticas artísticas ás diferentes
dimensões da vida social, cultural política, histórica, econômica e ética.
Ø
Analisar e valorizar o patrimônio cultural,
material e imaterial de culturas diversas, em especial a brasileira,
favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos ás diferentes linguagens artísticas
Caros alunos leiam com atenção, desejo a vocês
boas reflexões, e boa realização das atividades propostas.
Profª Cristina
Orientações para realizar as atividades
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Ler o texto de apoio para responder as
atividades
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Na folha do caça palavras com o auxilio da folha
do Patrimônio e Preservação, você deve encontrar os dezessete patrimônios
culturais, cada nome deve ser pintado de lápis de cor.
·
Todas as
questões destas atividades devem ser respondidas
Texto de apoio
Patrimônio cultural
O termo patrimônio histórico cultural diz
respeito a tudo aquilo que é produzido, material ou imaterial, pela cultura de
determinada sociedade que, devido à sua importância
cultural e
científica em geral, deve ser preservado por representar uma
riqueza cultural para a comunidade e para a humanidade. Os profissionais que
lidam diretamente com a identificação e preservação do patrimônio histórico
cultural são historiadores, historiadores da arte, antropólogos, paleontólogos,
arquitetos e urbanistas, entre outros.
O que é patrimônio histórico cultural?
Quando
um elemento cultural é considerado patrimônio histórico cultural por algum órgão ou entidade especializado no
assunto, dizemos que ele foi “tombado” como patrimônio. Podem ser bens
considerados patrimônio histórico cultural: obras de artes plásticas (pinturas,
escultura, ilustrações, tapeçarias e artefatos artísticos históricos em geral);
construções e conjuntos arquitetônicos (cidades, casas, palácios, casarões,
jardins, monumentos); festas e festividades; músicas; elementos culinários,
manifestações nas ruas, entre outros representantes das diversas culturas ainda
existentes ou que já existiram no mundo.
O
que determina se um bem cultural é ou não patrimônio histórico cultural são a
sua relevância histórica para a formação identitária da cultura
de um povo e a importância da preservação desse bem para a conseqüente
manutenção cultural daquele povo.
Por
estarmos diariamente em contato com aqueles bens culturais, nós
desenvolvemos certo apreço pela sua preservação devido ao fato de que esse
convívio é fator decisivo para a formação das nossas identidades

A valorização
do patrimônio histórico cultural é a valorização da identidade que
molda as pessoas. Por isso, preservar as paisagens, as obras de arte, as festas
populares, a culinária ou qualquer outro elemento cultural de um povo, é manter
a identidade desse povo.
Conceito de conservação. Do latim conservatĭo, a conservação é a ação e o efeito de
conservar (manter, cuidar ou preservar algo, continuar uma prática de
costumes). ... A criação de áreas protegidas (como reservas naturais ou parques
nacionais) é uma das políticas mais frequentes para a conservação ambiental.
Preservação ambiental. Preservação ambiental é a proteção da natureza, sem
considerar a questão econômica ou de uso. A ideia da preservação é
proteger o meio ambiente das ações do homem.
Atividades
PATRIMÔNIO E PRESERVAÇÃO
A criação de uma mentalidade brasileira
de preservação dos monumentos e dos sítios históricos remonta aos anos de 1930,
sob a inspiração do escritor modernista Mário de Andrade. Sob sua influência,
Getúlio Vargas criou o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional –IPHAN– em 1932, responsável pela
política de proteção do patrimônio cultural do país. O êxodo rural dos anos
60/70, foi acompanhado de um período de crescimento urbano-industrial nunca
visto na história do país, bem como da exacerbação das desigualdades sociais.
Neste clima de conflito entre preservação e crescimento urbano, os estados e
municípios foram convocados a participar do esforço de preservação patrimonial
com a criação do IEPHA –
Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico, como o IEPHA/MG. Os
conflitos e contradições entre desenvolvimento e preservação de valores
culturais/ ecológicos, ameaças aos sítios históricos e arqueológicos era também
um problema mundial. Em resposta, a UNESCO - órgão das Nações Unidas para a
Ciência, a Educação e a Cultura -, criou a Convenção do Patrimônio Mundial. O
Brasil tem 17 bens patrimoniais tombados pela UNESCO como Patrimônios da
Humanidade. Os municípios e comunidades foram efetivamente convocados a
participar do esforço de preservação patrimonial a partir da Constituição Federal
de 1988, como indica o Plano Diretor e de gestão da cidade.
PATRIMÔNIOS BRASILEIROS TOMBADOS PELA UNESCO COMO PATRIMÔNIOS DA
HUMANIDADE
1 - Parque Nacional do Jaú - é o maior parque do mundo em floresta
tropical úmida e intacta.
2 -A cidade histórica de Ouro Preto, antiga capital das Minas Gerais,
tem origem na descoberta do ouro. Cidade está ligada à Inconfidência Mineira,
movimento pela Independência do Brasil.
3 -O centro histórico de Olinda.
4 -As ruínas jesuítico-guaranis de São Miguel das Missões - RS,
antiga região espanhola, a Província Jesuítica do Paraguai.
5 -O centro histórico de Salvador - Fundada por Thomé de Souza.
6 -O Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas é a
obra-prima de Aleijadinho.
7 - Parque Nacional do Iguaçu - água grande, em Guarani.
8 -Brasília (Plano Piloto).
9 - Parque Nacional Serra da Capivara - no Município de São Raimundo
Nonato, PI, foi criado para preservar os vestígios da mais antiga ocupação
humana da América do Sul, há cerca de 50 mil anos.
10 - Centro Histórico de São Luís
11 - Diamantina .
12 - Pantanal Mato-grossense - é a mais extensa área úmida contínua do
planeta.
13 - Costa do Descobrimento - Reserva da Mata Atlântica com
excepcional valor do ponto de vista da ciência e da
preservação de ecossistema de interesse universal.
14 - Reserva Mata Atlântica - Depois de mais de 500 anos de ocupação,
apenas uma área de 7% da Mata Atlântica ainda permanece de pé.
15 - Reservas do Cerrado - O Parque Nacional das Emas e o Parque Nacional
da Chapada dos Veadeiros, localizados no Estado de Goiás.
16 - Centro Histórico de Goiás .
17 - O arquipélago de Fernando de Noronha, em Pernambuco.
RESPONDA:
1.O que é IPHAN?
2.Que presidente criou o IPHAN?
Sob influência de que escritor famoso?
3.O que é IEPHA?
4.O que é UNESCO?
ENCONTRE NO DIAGRAMA OS PATRIMONIAIS
BRASILEIROS TOMBADOS PELA UNESCO COMO PATRIMÔNIOS DA HUMANIDADE
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RESPONDA
Não só de aspectos físicos se constitui a
cultura de um povo. Há muito mais, contido nas tradições, no folclore, nos
saberes, nas línguas, nas festas e em diversos outros aspectos e manifestações
transmitidas oral ou gestualmente, recriadas coletivamente e modificados ao
longo do tempo. A essa porção intangível da herança cultural dos povos dá-se o
nome de patrimônio cultural imaterial.
Qual das figuras abaixo retrata patrimônio
imaterial da cultura de um povo?
Professora sem condições fazer este diagrama a mão, pode somente ir anotando os nomes encontrados em uma ordem???
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