quinta-feira, 26 de março de 2020

SOCIOLOGIA 1 ANO e 1TA EJA


Sociologia

Estrutura dos roteiros de estudo
Duração prevista: 2 semanas
Tipo de atividade
1ª série:
Pesquisar em diferentes emissoras de televisão, programas de rádio ou na internet, os vários discursos acerca da atual pandemia de COVID-19. O estudante deve identificar, analisar e comparar opiniões expressas em entrevistas, notícias, reportagens ou relatos, relacionadas ao Corona Vírus, diferenciando a fonte na qual as opiniões se baseiam (se científicas ou não);
Entrevistar familiares, vizinhos e outras pessoas próximas sobre o que pensam acerca da atual pandemia de COVID-19. O estudante deve identificar, analisar e comparar as opiniões expressas e diferenciá-las (se são baseadas em discursos científicos ou não);
Sistematizar os dados levantados e elaborar um pequeno relatório.




Pontos a considerar ao preparar os roteiros de estudos
1ª série (Habilidades a serem trabalhadas):
Distinguir o conhecimento de senso comum do conhecimento científico: A questão das pandemias pode ajudar os estudantes a entenderem que algumas concepções que trazem acerca das doenças contagiosas carregam, por vezes, um olhar equivocado por se basearem em suposições que as pessoas vão construindo ao longo do tempo para explicar realidades que não compreendem sem o rigor do método científico, permitindo que se tornem mais questionadores. Porém, ao propor condições para que os estudantes façam essa diferenciação é muito importante que eles compreendam que não se trata de valorar um conhecimento em detrimento do outro, mas salientar suas diferenças e suas condições de aplicabilidade.
Desenvolver o espírito crítico e a capacidade de observação da sociedade: Essa habilidade pode ser desenvolvida a partir do tema sobre pandemias quando trazemos à tona as diversas abordagens sobre doenças contagiosas, que vão de informações claras e precisas àquelas que desinformam, e como os diversos atores sociais (políticos, influenciadores digitais, artistas, jornalistas, professores, religiosos, familiares, entre outros) reagem, se manifestam e influenciam opiniões, quando um caso como o que vivemos hoje ganha tamanha repercussão na sociedade. Quando é mostrado aos estudantes que o desconhecimento advém de uma observação precária da sociedade em que vivem, levando-os a tomar como certo, situações que se sustentam sem fundamentação teórica e científica, eles desenvolvem o espírito crítico, que se constitui na medida em que passam a observar seu entorno com maior acuidade. Dessa forma, compreendem que se a Sociologia demanda a desnaturalização do olhar, o sociólogo é aquele que apresenta percursos e seus elementos para que as pessoas desenvolvam olhar e espírito crítico frente aos fatos sociais.

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