quinta-feira, 26 de março de 2020

geografia 6 A B C D E ano


Atividadede geografia


Através das aulas ministradas, da imagem e do vídeo acima , responda as questões a seguir : 
Para chegar a um determinado lugar pela primeira vez é preciso ter referências ou o endereço, isso no campo ou na cidade, no entanto, nem sempre temos em nossas mãos instrumentos ou informações para a orientação. Em áreas naturais como as grandes florestas, desertos e oceanos não têm placas ou endereços para informar qual caminho se deve tomar.

1.    Nessas circunstâncias temos duas opções para nos orientar. Quais seriam elas? Descreva-as, dando exemplos. 
2.    Como os navegadores se orietavam antigamente ? Explique relacionando a importância da observação dos astros e a utilização de possíveis instrumentos.
3.    O que é um astrolábio e qual sua função?

O homem, ao longo dos tempos, sempre desenvolveu as mais curiosas e engenhosas maneiras de se localizar sobre a superfície terrestre. Os seres humanos pré-históricos, por exemplo, desenvolveram métodos de marcação em superfícies e paredes de pedras como forma de identificação de suas localizações para que eles não se perdessem. Além disso, várias civilizações antigas sabiam utilizar a posição dos astros e do sol para identificar as suas posições geográficas e escolherem a direção a ser seguida em suas viagens.
No caminho dessas descobertas, alguns aparelhos foram utilizados para identificar, localizar e orientar as posições e caminhos traçados pelos homens em seus diferentes percursos sobre a superfície terrestre. Os principais e mais conhecidos, dentre eles, são a rosa dos ventos, a bússola e, mais recentemente, o GPS.

4.            Descreva como funciona o GPS, qual sua função nos dias atuais e como a utilização do mesmo influência em seu cotidiano. 

5.            Mesmo com o advento da Tecnologia e sua influência nos instrumentos de orientação e localização algumas atividades e situações ainda necessitam do uso da bússola. Explique quais seriam e porque esse instrumento é tão importante até os dias atuais. 


Um comentário: