2ª série:
Pesquisar em diferentes emissoras de televisão, programas de
rádio ou na internet, diferentes discursos acerca da figura do estrangeiro
neste cenário de pandemia de COVID-19. O estudante deve identificar, analisar e
comparar opiniões expressas em entrevistas, notícias, reportagens ou relatos,
relacionadas ao estrangeiro e a disseminação do Corona Vírus;
Entrevistar familiares, vizinhos e outras pessoas próximas
sobre o que pensam acerca do estrangeiro no cenário atual de pandemia de
COVID-19. O estudante deve identificar, analisar e comparar as opiniões
expressas e diferenciá-las se são preconceituosas ou não;
Sistematizar os dados levantados e elaborar um pequeno
relatório.
2ª série (Habilidades
a serem trabalhadas):
Estabelecer uma reflexão sobre as razões da migração;
abordar criticamente a atual pandemia de COVID-19, a partir das ações que
alguns países adotaram para contenção dos fluxos migratórios e que podem
incrementar sentimentos etnocêntricos e xenófobos, possibilitará aos estudantes
ampliarem o campo de entendimento que possuem sobre o movimento das pessoas
pelos territórios (busca por trabalho, refúgio, melhores condições de vida,
entre outras razões).
Desenvolver uma visão sociológica da figura do estrangeiro:
Analisar que o atual surto do COVID-19 tem sido disseminado pelo fluxo de
pessoas ligado ao turismo (passeio, estudo e negócios), e não ao fluxo
migratório, ajudará ao estudante perceber a diferença entre o estrangeiro de
passagem (turista) e o que se fixa no território (migrante).
Nenhum comentário:
Postar um comentário