Filosofia 1º ano
regular e EJA
Objetivo: Refletir sobre a presença do senso comum no
cotidiano e as características da abordagem filosófica.
Disparador: música
Filosofia 1ª série:
Habilidades:
Identificar movimentos associados ao processo de
conhecimento, compreendendo etapas da reflexão filosófica para desenvolver o
pensamento autônomo e questionador
Reconhecer a importância do uso de diferentes linguagens
para elaborar o pensamento e a expressão em processos reflexivos.
Sugerimos para o desenvolvimento desse projeto individual
que os estudantes escolham uma música com a temática que se relacione com algum
aspecto do seu dia-a-dia. A partir dessa escolha, os estudantes devem destacar
uma ideia ou um aspecto do “senso comum” presente na letra da música (conjunto
de ideias e opiniões vigentes na sociedade que são aceitas como naturais),
selecionar essa ideia (que representa o senso comum) e problematizá-la,
considerando os seguintes pontos:
- Descrição da ideia escolhida (essa ideia descreve uma
situação, explica alguma coisa, defende uma posição?)
- Há uma questão mais geral na qual essa ideia se incorpora?
- Há ideias associadas? Quais?
- A partir da descrição, considerar o que a ideia promove
(está de acordo com os costumes ou reflete mudanças nos costumes?).
- Quais outras reflexões podem ser empreendidas a partir da
ideia selecionada? Elabore um registro informando outros momentos em que essa
ideia aparece: cinema, séries, novelas, propaganda, etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário