H1-Reconhecer os
critérios brasileiros e aspectos da legislação sobre o uso das águas e a
poluição das águas a partir de dados, gráficos e tabelas.
H2-Identificar os
processos envolvidos no tratamento da água para o consumo humano.
REVISÃO
ESTUDOS
DOS ÁCIDOS E BASES
Conceitos de ácidos e
bases
Um dos primeiros conceitos de ácidos e
bases que levavam em conta o caráter estrutural das moléculas foi desenvolvido
no final do século 19, por Svante Arrhenius, um químico sueco. Ele propôs que
os ácidos eram substâncias cujos produtos de dissociação iônica em água
incluíam o íon hidrogênio (H+) e bases as que produzem o íon hidróxido (OH-).
Este conceito, embora utilizado até
hoje, tem sérias limitações:
1) só pode ser empregado a soluções aquosas;
2) o íon H+, de fato, sequer existe em solução aquosa;
3) não pode ser aplicado para outros solventes.
4) segundo este conceito, somente são bases substâncias que possuem OH- em sua composição.
2) o íon H+, de fato, sequer existe em solução aquosa;
3) não pode ser aplicado para outros solventes.
4) segundo este conceito, somente são bases substâncias que possuem OH- em sua composição.
É verdade para o NaOH, mas outras
substâncias, como a amônia, não são bases de acordo com o conceito de Arrhenius.
Em 1923, J.N. Bronsted, em Copenhagen
(Denmark) e J.M. Lowry, em Cambridge (England) independentemente sugeriram um
novo conceito para ácidos e bases. Segundo eles, ácidos são substâncias capazes
de doar um próton em uma reação química. E bases, compostos capazes de aceitar
um próton numa reação. Este conceito ficou conhecido como “definição de
Bronsted”, pois este e seus alunos foram mais ágeis na difusão da nova
ideia. Esta nova definição é bem mais ampla, pois explica o caráter básico
da amônia e o caráter ácido do íon amônio, por exemplo.
Repare que, na reação com amônia, a
água se comporta como um ácido, pois doa um próton; já na reação com o amônio,
a água se comporta como uma base, pois aceita um próton deste íon.
A água, portanto, é um exemplo de
substância anfiprótica, isto é, moléculas que podem se comportar como um ácido
ou como uma base de Bronsted.
De acordo com Bronsted, a dissociação
do HCl promove a formação de outro íon: o íon hidrônio
Como vimos, a noção de ácidos e bases
de Bronsted envolve, sempre, a transferência de um próton – do ácido para a
base. Isto é, para um ácido desempenhar seu caráter ácido, ele deve estar em
contato com uma base. Por exemplo: o íon bicarbonato pode transferir um próton
para a água, gerando o íon carbonato.
Como a reação é reversível, o íon
carboxilato pode atuar como uma base, aceitando, na reação inversa, um próton
do íon hidrônio – que atua como um ácido. Portanto, os íons bicarbonato e
carbonato estão relacionados entre si, pela doação ou ganho de um próton, assim
como a água e o íon hidrônio. Um par de substâncias que diferem pela
presença de um próton é chamado de par ácido-base conjugado.
Desta forma, o íon carbonato é a base
conjugada do ácido bicarbonato, e o íon hidrônio é o ácido conjugado da base
H2O.
O íon HPO42- é a base conjugada do
íon H2PO4-.
·
Ação em relação aos indicadores:
Os indicadores
ácido-base são substâncias naturais ou sintéticas que sofrem uma alteração em
sua cor quando entram em contato com um ácido ou uma base. Se um ácido
provoca a alteração da cor do indicador, a base fará o indicador voltar à cor
original e vice-versa.
Por exemplo, a fenolftaleína é um
indicador ácido-base muito utilizado, sendo que, em meio básico, ela fica um
rosa bem intenso; já em meio ácido, ela fica incolora. O papel de tornassol
também é um bom indicador, sendo que em um ácido, ele fica vermelho; e em uma
base, ele fica azul.
Isso serve também para indicar a diferença de pH que há entre os ácidos
e as bases.
Hidrácido são ácidos que NÃO possuem oxigênio em sua fórmula, os mais comuns são
o ácido clorídrico (HCl) e o ácido fluorídrico (HF)
Oxiácido são ácidos que POSSUEM oxigênio em sua fórmula, exemplos comuns são o
ácido sulfúrico (H2SO4) e o ácido fosfórico (H3PO4)
Ácidos são substancias azedas. O nível de acidez de uma substancia é medido
pelo seu pH.
·
PH:
Um meio considerado neutro possui pH igual a 7, como é o caso da água
destilada.
Os ácidos possuem pH menor que 7, enquanto as bases possuem pH
maior que 7.
Exemplos de soluções com pH próximo ao indicado pela escala:
Obs: Fazer uma síntese
dos conceitos de ácidos e bases no caderno.
EXERCÍCIOS- ÁCIDOS E BASES
01. Qual das
substâncias abaixo se classifica como ácido?
a) HClO
b) NaOH c) KCl
d) NO
e) LiH
02. O
Componente que indica o número de átomos do referido elemento na molécula
chama-se:
a) Índice
b) Porcentagem c) Coeficiente d)
Expoente e) Referência
03. O radical
funcional ácido é:
a) H
b) OH
c) C d) A
e) B
04. Os ácidos
que apresentam oxigênio na molécula são chamados de:
a) Hidrácidos
b) Orgânicos c) Inorgânicos d)
Oxiácidos e) Hidróxidos
05. Os ácidos
que apresentam três elementos na molécula são chamados de:
a)
Quaternários b) Hidrácidos c) Ternários
d) Inorgânicos e) Binários
06. Ao conjunto
de substâncias que apresentam propriedades químicas semelhantes chamamos de:
a)
Eletrolíticas b) Funções c) Hidroxílas
d) Orgânicas e) Oxidrílas
07. As bases
também são chamadas de:
a) Ácidos
b) Óxidos
c) Sais d) Hidretos
e) Hidróxidos
08. O radical
funcional básico é:
a) H
b) OH c) A
d) B e) X
09. O composto Al(OH)3 pode
ser classificado:
a) Triácido
b) Binário c) Oxiácido
d) Tribase e) Hidrácido
10.
Observando-se o composto H2S, podemos afirmar que o S é:
a)
Monovalente b) Bivalente c) Trivalente d) Tetravalente
e) Pentavalente .
PROPRIEDADES DA AGUA PARA CONSUMO HUMANO
A água
pura
A vida,
como a conhecemos, depende da água, a substância mais abundante nos tecidos animais
e vegetais, bem como na maior parte do mundo que nos cerca. Três quartos da superfície
terrestre são cobertos de água: 97,2% formam os oceanos e mares; 2,11%, as
geleiras e calotas polares; e 0,6%, os lagos, os rios e as águas subterrâneas.
Esta ultima
e a fração de água aproveitável pelo homem, que pode utiliza-la para abastecimento
domestico, indústria, agricultura, pecuária, recreação e lazer, transporte, geração
de energia e outros.
Para
abastecer 19 milhões de habitantes da Grande São Paulo são produzidos 5,8 bilhões
de litros de água tratada por dia. Essa água provem dos Sistemas Cantareira,
Alto do Tiete e Rio Grande. Embora a ONU recomende o consumo
per capita de 110
litros de água, a media da capital tem sido de 221 litros por dia por habitante
(dados de 2008). Levando-se em conta não só o consumo, mas também a perda de água
por vazamentos, desperdício e outros, o Instituto Socioambiental (ISA) esta
promovendo uma campanha para combater o desperdício de água. Tanto as águas
“doces” como as “salgadas” são imensas soluções aquosas, que contem muitos materiais
dissolvidos. Assim, a água na natureza não se encontra quimicamente pura. Mesmo
as águas da chuva e a destilada nos laboratórios apresentam gases dissolvidos,
como o CO2, o O2 e o N2, provenientes de sua interação com a atmosfera. E a presença
desses gases e também de sais e outros compostos que torna a água capaz de
sustentar a vida aquática – os peixes e outros seres não poderiam viver em água
pura: eles necessitam do oxigênio dissolvido na água para sua respiração. Uma
substancia apresenta um conjunto de propriedades especificas que podem ser
usadas para a sua identificação.
Elaborado
por Maria Eunice Ribeiro Marcondes e Yvone Mussa Esperidiao especialmente para
o Sao Paulo faz escola.
Questões para análise do texto
1. Por que se afirma que a
vida depende da água? Onde a utilizamos? Qual e sua importância para o ser
humano?
2.
Compare,
em termos de ordem de grandeza, a fração
de água aproveitável pelo ser humano com as frações dos demais corpos de
água do planeta.
3.
Compare o
consumo de água per capita recomendado pela ONU com o consumo per
capita, por dia, na cidade de São Paulo. Cite algumas possíveis
causas dessa discrepância.
4.Água tratada e água
pura são expressões com o mesmo significado?
Obs: Responder as questões no caderno.
Questões para análise do texto
1. O que é água potável? O critério de potabilidade
significa o mesmo que o critério de pureza?
2. O que é água contaminada? Por que não é própria
para beber?
3. Que danos a saúde pode causar a presença de
chumbo na água potável? Qual e a concentração máxima permitida para esse elemento
na água potável, segundo a legislação brasileira? Quais são suas fontes?
4. Por que atualmente não se considera recomendável
o uso de panelas de alumínio?
5. Que malefícios a saúde pode causar a presença
de nitratos na água que bebemos?
Faca,
no caderno, uma síntese das ideias
desenvolvidas nos textos, utilizando uma tabela semelhante a que segue.
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