Atividade
de Língua Portuguesa
Gênero Textual – Crônica
Crônica
A
crônica é um gênero textual narrativo, curto típico de jornais e revistas.
Seus temas, em geral, são ligados à vida cotidiana urbana, ou seja temas do
dia a dia. Tem uma linguagem simples e poucos personagens. Pode ter como
finalidade o humor, a crítica, a reflexão e outros.
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1 – Leia o texto a seguir:
Publicado por Leonardo Schabbach em 24 de jun. de
2009.
Alô, quem fala?
- Ninguém. Quem fala é você que está perguntando quem fala.
- Mas eu preciso saber com quem estou falando.
- E eu preciso saber antes a quem estou respondendo.
- Assim não dá. Me faz o obséquio de dizer quem fala?
- Todo mundo fala, meu amigo, desde que não seja mudo.
- Isso eu sei, não precisava me dizer como novidade. Eu queria saber é quem está no aparelho.
- Ah, sim. No aparelho não está ninguém...
- Como não está, se você está me respondendo?
- Eu estou fora do aparelho. Dentro do aparelho não cabe ninguém.
- Engraçadinho. Então, quem está fora do aparelho?
- Agora melhorou. Estou eu, para servi-lo.
- Não parece. Se fosse para me servir, já teria dito quem está falando.
- Bem, nós dois estamos falando. Eu de cá, você de lá. E um não conhece o outro.
- Se eu conhecesse não estava perguntando.
- Você é muito perguntador. Note que eu não lhe perguntei nada.
- Nem tinha que perguntar. Pois se fui eu que telefonei.
- Não perguntei nem vou perguntar. Não estou interessado em conhecer outras pessoas.
- Mas podia estar interessado pelo menos em responder a quem telefonou.
- Estou respondendo.
- Pela última vez, cavalheiro, e em nome de Deus: quem fala?
- Pela última vez, e em nome da segurança, por que eu sou obrigado a dar esta informação a um desconhecido?
- Bolas!
- Bolas digo eu. Bolas e carambolas. Por acaso você não pode dizer com quem deseja falar, para eu lhe responder se essa pessoa está ou não aqui, mora ou não mora neste endereço? Vamos, diga de uma vez por todas: com quem deseja falar?
Silêncio.
- Vamos, diga: com quem deseja falar?
- Desculpe, a confusão é tanta que eu nem sei mais. Esqueci. Chau.
- Ninguém. Quem fala é você que está perguntando quem fala.
- Mas eu preciso saber com quem estou falando.
- E eu preciso saber antes a quem estou respondendo.
- Assim não dá. Me faz o obséquio de dizer quem fala?
- Todo mundo fala, meu amigo, desde que não seja mudo.
- Isso eu sei, não precisava me dizer como novidade. Eu queria saber é quem está no aparelho.
- Ah, sim. No aparelho não está ninguém...
- Como não está, se você está me respondendo?
- Eu estou fora do aparelho. Dentro do aparelho não cabe ninguém.
- Engraçadinho. Então, quem está fora do aparelho?
- Agora melhorou. Estou eu, para servi-lo.
- Não parece. Se fosse para me servir, já teria dito quem está falando.
- Bem, nós dois estamos falando. Eu de cá, você de lá. E um não conhece o outro.
- Se eu conhecesse não estava perguntando.
- Você é muito perguntador. Note que eu não lhe perguntei nada.
- Nem tinha que perguntar. Pois se fui eu que telefonei.
- Não perguntei nem vou perguntar. Não estou interessado em conhecer outras pessoas.
- Mas podia estar interessado pelo menos em responder a quem telefonou.
- Estou respondendo.
- Pela última vez, cavalheiro, e em nome de Deus: quem fala?
- Pela última vez, e em nome da segurança, por que eu sou obrigado a dar esta informação a um desconhecido?
- Bolas!
- Bolas digo eu. Bolas e carambolas. Por acaso você não pode dizer com quem deseja falar, para eu lhe responder se essa pessoa está ou não aqui, mora ou não mora neste endereço? Vamos, diga de uma vez por todas: com quem deseja falar?
Silêncio.
- Vamos, diga: com quem deseja falar?
- Desculpe, a confusão é tanta que eu nem sei mais. Esqueci. Chau.
2 – Analise o texto e
responda as questões abaixo:
a) Você
já leu algum texto parecido com este em sala de aula?
b) O
que mais chamou sua atenção no texto?
c) Qual
o problema apresentado no texto?
d) O
texto “Diálogo de todo dia” é um(a):
( )crônica ( ) cordel
( ) conto ( ) poema
e) Qual
aspecto Drummond destacou nessa crônica?
( ) crítica ( ) humor ( ) sentimentos
f) As
crônicas podem ter outros elementos além do objetivo. Encontre informações no
texto de Drummond para completar os quadros abaixo.
g) Releia
o trecho da crônica:
“ _ Alô, quem fala?
_ Ninguém. Quem fala é você que está
perguntando quem fala.
_ Mas eu preciso saber com quem estou
falando.”
§ Que
sinal de pontuação marca o momento da fala de cada personagem?
O diálogo entre os personagens
da crônica tem fala direta, sem a interferência de um narrador. Chamamos esse
recurso de discurso direto.
Quando há um narrador que relata
as ações e transmite o que ao personagens falaram, temos o discurso indireto.
§ As
falas do texto foram indicadas com um travessão. O uso desse sinal contribui
para
( ) expressar uma opinião.
( ) Organizar as falas do texto.
( ) Indicar as intenções dos personagens.
§ Que
outro sinal de pontuação poderia ser empregado com a mesma finalidade?
h) O
conflito foi solucionado na narrativa? Utilize trechos do texto para justificar
sua resposta.
i) Leia
o trecho a seguir:
“Não
lhe perguntei nem vou perguntar. Pois estou interessado em conhecer outras
pessoas.
_ Mas
podia estar interessado pelo menos em responder a quem telefonou.”
§ A
frase em destaque está escrita com uma linguagem formal ou informal?
§ Reescreva
a frase em destaque de outra maneira, sem mudar o sentido do texto.
A linguagem
formal e informal são
variações da língua. A linguagem informal é usada em momentos com a família e
amigos. Já com superiores hierárquicos devemos usar a linguagem formal. Dessa
forma, concluímos que a linguagem formal e informal é
aplicada em diferentes contextos.
§ Que
tipo de linguagem combina mais com o texto: a formal ou informal?
j) Se
você estivesse escrevendo um texto, como você separaria as palavras dignidade,
interessado e obséquio ao final da linha?
Escreva
as possibilidades.
k) Você
observou alguma semelhança do texto “Diálogo de todo dia” com o texto
trabalhado em sala de aula “Comunicação” (Livro didático). Explique.
Produção de texto
Agora
você é o cronista!
Crie
uma crônica, organizada em parágrafos, contando uma situação que aconteceu com
você em que houve um problema de comunicação.
Lembre-se
de usar sinais de pontuação e acentuação.
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