DIRETORIA
DE ENSINO de São Bernardo do Campo
PROFESSORA:
Andreia Vitale
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1ºano : 1B e 1C - Biologia – (
Semana do dia 18 a 22 de Maio )
Objetivos das atividades propostas
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(explicitar
os objetos de estudo e as habilidades a serem trabalhadas)
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Energia e
Matéria dos seres vivos.
Reconhecer
a continuidade do fluxo de matéria e energia na natureza.
Extrair
informações de diferentes tipos de esquemas.
Roteiro
de Estudo
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(apresentação das atividades, procedimentos detalhados para
realização, material utilizado e forma de registro).
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1-
Ler e
interpretar o texto.
2-
Copiar o
texto no caderno .
3-
Fazer os
diferentes tipos de esquemas .( Em seu caderno desenhar e colorir os esquemas
).
4-
Responder as
questões ( no caderno).
5-
Entregar no
retorno das aulas.
Os ciclos
bioquímicos
Dentre todos os elementos químicos 4 são fundamentais
para os seres vivos:
CARBONO OXIGÊNIO HIDROGÊNIO NITROGÊNIO
Esses elementos integram
os compostos que constituem a estrutura de todos os seres vivos. Nas várias
transformações que ocorrem na biosfera, esses elementos passam do ambiente aos
seres vivos e vive-versa completando ciclos. Essa trajetória circular desses
elementos denomina-se ciclo biogeoquímico. São importantes o ciclo da água, do
carbono e o do nitrogênio.
Ciclo da
água
Os seres vivos absorvem a
água do ambiente para a exceção dos seus processos metabólicos. Por ação das
radiações solares, parte da água dos oceanos, mares, lagos, solo e seres vivos
evaporam. Dos seres vivos a água é eliminada por transpiração, respiração e
excreção.
Á medida que o
vapor de água sobe na atmosfera, perde calor e origina as nuvens por
condensação. Em seguida, precipita-se em firma de chuva, neve ou granizo. Ao
chegara a terra, essa água vai integrar novamente os oceanos, mares, rios e
lagos. Parte dela infiltra-se no solo constituindo os lenções freáticos ou
emerge em nascentes e poços. E, assim, fecha-se o ciclo da água.
Ciclo do
carbono
O
carbono é encontrado em composto inorgânico e em depósitos orgânicos fósseis
(petróleo e carvão). Pequena parte é encontrada na atmosfera na forma de
dióxido de carbono (CO²). A fixação de CO² é feita pelos vegetais por meio da
fotossíntese.
12 H²O + 6 CO² + LUZ ___ C6 H12 O6 + 6H²O
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O
açúcar (C6 H12 O6 ) formado no processo, através do ciclo alimentar, passa dos
produtores aos consumidores e aos decompositores. A respiração de plantas e de
animais e a decomposição dos cadáveres devolve o COI² á atmosfera. Através da
combustão de certos matérias ( madeira, lixo, carvão e derivados do petróleo),
o CO² também retorna atmosfera fechando o ciclo.
aproveitamento do nitrogênio N² pelos seres vivos só é
possível através da fixação biológica onde ele é convertido em amônia (NH³).
N² + 3 H²
-------- 2NH³
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Questões:
1 – Qual a importância das plantas no ciclo do carbono?
2 - Qual o
importância do ciclo do nitrogênio para os seres vivos?
3- Quais as vias de passagem da água dos seres vivos
para o ambiente?
4- De que
maneira o homem moderno está
interferindo no ciclo do carbono modificando as condições naturais do nosso planeta?
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