segunda-feira, 18 de maio de 2020

BIOLOGIA 1ºANOS B,C

       
                                    DIRETORIA DE ENSINO de São Bernardo do Campo

                              PROFESSORA: Andreia Vitale


                  1ºano : 1B e 1C  - Biologia –    (  Semana do dia 18 a 22 de Maio )
Objetivos das atividades propostas
(explicitar os objetos de estudo e as habilidades a serem trabalhadas)
Energia e Matéria dos seres vivos.
Reconhecer a continuidade do fluxo de matéria e energia na natureza.
Extrair informações de diferentes tipos de esquemas.

                                        
Roteiro de Estudo
(apresentação das atividades, procedimentos detalhados para realização, material utilizado e forma de registro).

1-      Ler e interpretar o texto.
2-      Copiar o texto no  caderno .
3-      Fazer os diferentes  tipos de esquemas  .(  Em seu caderno desenhar e colorir os esquemas ).
4-      Responder as questões  ( no caderno).
5-      Entregar no retorno das aulas.

Os ciclos bioquímicos

Dentre todos os elementos químicos 4 são fundamentais para os seres vivos:

CARBONO                  OXIGÊNIO                 HIDROGÊNIO            NITROGÊNIO
Esses elementos integram os compostos que constituem a estrutura de todos os seres vivos. Nas várias transformações que ocorrem na biosfera, esses elementos passam do ambiente aos seres vivos e vive-versa completando ciclos. Essa trajetória circular desses elementos denomina-se ciclo biogeoquímico. São importantes o ciclo da água, do carbono  e o do nitrogênio.

Ciclo da água

Os seres vivos absorvem a água do ambiente para a exceção dos seus processos metabólicos. Por ação das radiações solares, parte da água dos oceanos, mares, lagos, solo e seres vivos evaporam. Dos seres vivos a água é eliminada por transpiração, respiração e excreção.


Á medida que o vapor de água sobe na atmosfera, perde calor e origina as nuvens por condensação. Em seguida, precipita-se em firma de chuva, neve ou granizo. Ao chegara a terra, essa água vai integrar novamente os oceanos, mares, rios e lagos. Parte dela infiltra-se no solo constituindo os lenções freáticos ou emerge em nascentes e poços. E, assim, fecha-se o ciclo da água.




Ciclo do carbono
O carbono é encontrado em composto inorgânico e em depósitos orgânicos fósseis (petróleo e carvão). Pequena parte é encontrada na atmosfera na forma de dióxido de carbono (CO²). A fixação de CO² é feita pelos vegetais por meio da fotossíntese.   



12 H²O +  6 CO² + LUZ  ___     C6 H12 O6 + 6H²O



O açúcar (C6 H12 O6 ) formado no processo, através do ciclo alimentar, passa dos produtores aos consumidores e aos decompositores. A respiração de plantas e de animais e a decomposição dos cadáveres devolve o COI² á atmosfera. Através da combustão de certos matérias ( madeira, lixo, carvão e derivados do petróleo), o CO² também retorna atmosfera fechando o ciclo.




    Ciclo do Nitrogênio
   aproveitamento do nitrogênio N² pelos seres vivos só é possível através da fixação biológica onde ele é convertido em amônia (NH³).                           







                   N²  + 3 H²   --------    2NH³





 Os organismos capazes de fazer a fixação do N² são microrganismos (bactérias, cianobactérias e fungos) que vivem no solo e em raízes de certas plantas angiospermas. A amônia é encontrada também em excreções de animais. Após a fixação, outras bactérias realizam a nitrificação que é transformação de amônio à em nitritos ( NO-²) e nitratos ( NO-³) que integrarão os sais minerais que, absorvidos pelas raízes das plantas, vão  participar da  síntese de   compostos orgânicos nitrogenados ( aminoácidos, nucleotídeos etc.). Certas bactérias e fungos, presentes no solo, são capazes de decompor aminoácidos transformando- os em amônia.  As bactérias, devolvendo- o para a atmosfera. Assim, fecha-se o ciclo do nitrogênio.




 Questões:

1 – Qual a importância das plantas no ciclo do carbono?
2 -  Qual o importância do ciclo do nitrogênio para os seres vivos?
3-   Quais  as vias de passagem da água dos seres vivos para o ambiente?
4-   De que maneira o homem moderno  está interferindo no ciclo do carbono modificando as condições    naturais do nosso planeta?




Nenhum comentário:

Postar um comentário