ESCOLA ESTADUAL OMAR
DONATO BASSANI
Professor: Antonia Alencar Disciplina:
Matemática
Atividades da semana de: 18/05 a 22/05
Orientações:
• Fazer a leitura com atenção;
• Copiar, Calcular e
demonstrar os cálculos.
• Entregar as atividades
no início das aulas presenciais
Ano/série:
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9° ano A, B, C e D
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Objetos de estudo
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Exercícios envolvendo o
conjunto dos números racionais.
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Competências / Habilidades:
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EF06MA07 – Conjunto dos números naturais na forma
fracionária.
EF06MA08 – Conjunto dos números naturais na forma
decimal.
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Tempo de estudo:
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4
aulas de 45 minutos
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Suporte para a
resolução dos exercícios:
Números Naturais ( N
): são
todos os números inteiros e positivos.
N= {
0,1,2,3,4,5,6,7,8,9,....}
Números Inteiros ( Z
): São
todos os números inteiros positivos e negativos.
Z= {...,
-4,-3,-2,-1,0,1,2,3,4,5,...}
Números Racionais ( Q
): são os
números que podem ser escritos na forma
de fração. Esses números podem também ter representação decimal finita ou
decimal e periódica.
Observe que o conjunto
dos números racionais, representados por Q, contém o conjunto dos números
inteiros, que por sua vez contém o conjunto dos números naturais, ou seja, N c
Z c Q.
4) Escreva por extenso
cada um dos seguintes números:
Modelos: 0,006 = seis milésimos; 0,25 = vinte e cinco
centésimos;
0,2 = dois décimos; 1,428
= Um inteiro e quatrocentos e vinte e oito milésimos.
a. 0,85
b. 2,5
c. 0,008
d. 3,2
e. 3, 147
f.
8,45
g. 6,8
5) Escreva na forma
decimal:
a. 20 centavos
b. 55 centavos
c. cinquenta e dois reais
e quarenta centavos
d. dois reais e noventa
centavos
e. Um real e dezenove
centavos
6) Assinale verdadeiro
(V) ou falso (F):
a.
0,212121...
é um número racional ( )
b.
5/3
não é um número racional
( )
c.
-1 é
um número racional
( )
d.
O
oposto de 13/5 é -13/5 ( )
e.
1,41421356...
é um número racional ( )
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