ESTADO DE SÃO
PAULO
SECRETARIA DE
ESTADO DA EDUCAÇÃO
DIRETORIA
DE ENSINO de São Bernardo do Campo
Classe/Serie 8ª Fundamental
( A/B/C/D/E )
PROFESSORA: Andreia Vitale – Ciências
Matéria
da semana 18/05 a 22/05
|
|
Objetivos das atividades propostas
|
(explicitar
os objetos de estudo e as habilidades a serem trabalhadas)
|
Identificar e classificar diferentes fontes (renováveis
e não renováveis)
Reconhecer
e tipos de energia e suas fontes;
Classificar
equipamentos elétricos e seu consumo;
Diferenciar
os tipos de usinas de geração de energia;
Roteiro de Estudo: Orientações
|
(Apresentação das atividades,
procedimentos detalhados para realização,
material utilizado e forma de registro).
|
1- Ler e interpretar o texto.
2- Copie o texto em seu caderno e responda as
questões a seguir.
3- Entregar
somente no retorno das aulas.
Seriam
todos os aparelhos capazes de transformar
energias elétricas em energia térmica?
Quando
analisamos a transformação de energia dos aparelhos, é comum classificarmos de
acordo com suas transformações de energia.
Aparelhos
como furadeiras, lâmpada ou computadores aquecem enquanto estão sendo
utilizados, mas esta não é sua principal função. Nesses casos, damos o nome de
receptores, pois transformam energia elétrica em energia térmica, mas a maior
parte da energia é transformada em energia mecânica, luminosa ou qualquer outro
tipo. Já os aparelhos cuja principal função é transformar energia térmica são
chamados de restivos.
01)
Responda á pergunta do titulo do texto e justifique sua resposta.
02)
Compare as características dos aparelhos e resistivos. Em que são semelhantes?
E diferente?
03)
O secador de cabelo e a chapinha são elementos utilizados para realizar
diversos penteados.
Além disso, eles têm
outra coisa em comum, pois ambos transformam energia ___________________________________ em energia ____________________________________
Escreva no caderno a alternativa que
preenche corretamente as lacunas.
A)
Elétrica-calorifica. C) Térmico-elétrica.
B)
Elétrico-térmica. D) Elétrico-mecânica.
04
– Alguns aparelhos transformam energia elétrica em mais de um tipo de energia.
Dê um exemplo de aparelho que
transforma energia elétrica na maior variedade que você conhece.
05- Classifique de acordo com as transformações
de energia realizada, relacionando as letras e os algarismos romanos.
Nos
aparelhos elétricos, há transformações de energia elétrica em outros tipos de
energia. De acordo com o principio da conservação de energia, a ideia de
transformação de energia pode ser aplicada em outras situações.
A)
Em uma usina térmica, o carvão é
queimado para aquecer a água depositada em uma caldeira, gerando vapor. O vapor
é gerado em alta pressão e faz com que turbinas sejam giradas. As turinas são
ligadas a geradores elétricos.
B)
Em uma usina hidrelétrica, a água
represada cai de certa altura fazendo com que turbinas sejam giradas. As
turbinas são ligadas a geradores elétricos.
C)
Em um tobogã, as pessoas sobem e a
certa altura e escorregam até o chão.
______ I) energia potencial
gravitacional (relacionada á altura)
energia cinética
energia elétrica.


______ II) energia potencial
gravitacional
energia cinética

______
III)
energia química
energia
termica
energia cinética
energia elétrica



é para passar tudo que está no papel para o caderno? ou somente as atividades?
ResponderExcluirOlhe as orientações Copie o texto em seu caderno e responda as questões a seguir.
ResponderExcluirProfessora ainda pode entregar
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirE quem ja fez isso antes do covid 19 ?
ResponderExcluirE quem já tinha feito isso antes do coronavirus na sala de aula
ResponderExcluir