segunda-feira, 18 de maio de 2020

CIÊNCIAS 8º ANOS A,B,C,D,E

                             ESTADO DE SÃO PAULO
                             SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
                                    DIRETORIA DE ENSINO de São Bernardo do Campo
                                     Classe/Serie 8ª Fundamental (  A/B/C/D/E  )
                                  PROFESSORA: Andreia Vitale – Ciências

                   Matéria da semana 18/05 a 22/05


Objetivos das atividades propostas
(explicitar os objetos de estudo e as habilidades a serem trabalhadas)

      Identificar e classificar diferentes fontes (renováveis e não renováveis)
      Reconhecer e tipos de energia e suas fontes;
      Classificar equipamentos elétricos e seu consumo;
      Diferenciar os tipos de usinas de geração de energia;

Roteiro de Estudo:  Orientações
(Apresentação das atividades, procedimentos detalhados para realização,
material utilizado e forma de registro).
 1- Ler e interpretar o texto.
 2- Copie o texto em seu caderno e responda as questões a seguir.
 3- Entregar somente no retorno das aulas.

Seriam todos os aparelhos capazes de transformar
 energias elétricas em energia térmica?

Quando analisamos a transformação de energia dos aparelhos, é comum classificarmos de acordo com suas transformações de energia.
Aparelhos como furadeiras, lâmpada ou computadores aquecem enquanto estão sendo utilizados, mas esta não é sua principal função. Nesses casos, damos o nome de receptores, pois transformam energia elétrica em energia térmica, mas a maior parte da energia é transformada em energia mecânica, luminosa ou qualquer outro tipo. Já os aparelhos cuja principal função é transformar energia térmica são chamados de restivos.

01) Responda á pergunta do titulo do texto e justifique sua resposta.
02) Compare as características dos aparelhos e resistivos. Em que são semelhantes? E diferente?
03) O secador de cabelo e a chapinha são elementos utilizados para realizar diversos penteados.
Além disso, eles têm outra coisa em comum, pois ambos transformam energia ___________________________________ em energia ____________________________________



Escreva no caderno a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
A)    Elétrica-calorifica.                                        C) Térmico-elétrica.
B)    Elétrico-térmica.                                           D) Elétrico-mecânica.

04 – Alguns aparelhos transformam energia elétrica em mais de um tipo de energia. Dê um exemplo de aparelho que   transforma energia elétrica na maior variedade que você conhece.

05- Classifique de acordo com as transformações de energia realizada, relacionando as letras e os algarismos romanos.
Nos aparelhos elétricos, há transformações de energia elétrica em outros tipos de energia. De acordo com o principio da conservação de energia, a ideia de transformação de energia pode ser aplicada em outras situações.
A)    Em uma usina térmica, o carvão é queimado para aquecer a água depositada em uma caldeira, gerando vapor. O vapor é gerado em alta pressão e faz com que turbinas sejam giradas. As turinas são ligadas a geradores elétricos.
B)    Em uma usina hidrelétrica, a água represada cai de certa altura fazendo com que turbinas sejam giradas. As turbinas são ligadas a geradores elétricos.
C)    Em um tobogã, as pessoas sobem e a certa altura e escorregam até o chão.
______   I) energia potencial gravitacional (relacionada á altura)    energia cinética    energia elétrica.
______  II) energia potencial gravitacional        energia cinética
______ III) energia química    energia  termica     energia cinética    energia elétrica



6 comentários:

  1. é para passar tudo que está no papel para o caderno? ou somente as atividades?

    ResponderExcluir
  2. Olhe as orientações Copie o texto em seu caderno e responda as questões a seguir.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. E quem ja fez isso antes do covid 19 ?



    ResponderExcluir
  5. E quem já tinha feito isso antes do coronavirus na sala de aula

    ResponderExcluir