E E Escola Estadual Omar Donato Bassani
Nome:__________________________________________________________________________N°____
Série:7°A/B/C/D/E
Professora:Natália
Data:____/____/______.
Tema : Máquinas Simples-Plano inclinado
Objetivo:Observar e investigar a
aplicação,ao longo da história,das máquinas simples e propor soluções e
invenções para a realização de tarefas mecânicas cotidianas.
Habilidade:(EF07CI01A) Discutir a
aplicação das máquinas simples (martelo, tesoura, uma alavanca, roldana, plano
inclinado entre outras) e propor soluções e invenções para a realização de
tarefas mecânicas cotidianas. (EF07CI01B) Investigar como as máquinas simples
fizeram parte do cotidiano humano em diferentes períodos históricos, incluindo
o desenvolvimento industrial paulista, e argumentar sobre como seu uso mudou a
sociedade.
Atividade da semana:18/05 a 22/05.
Tempo de duração:4 aulas.
Entrega
das atividades: Pode ser enviada no Gmail-- nataliasilva@prof.educacao.sp.gov.br ou entregar no retorno as aulas.
Atividade
Plano
inclinado
Um
funcionário de companhia de transportes tem de colocar algumas caixas pesadas
dentro do caminhão.Se,em vez de carregar as caixas pesadas dentro do
caminhão.Se,em vez de carregar as caixas,ele as empurrar por um plano
inclinado,a tarefa será facilitada.
Por
ser muito simples,a maioria das pessoas não reconhece o plano inclinado como
uma máquina.Acontece que ele facilita a execução de certos trabalhos e,por
isso,obedece à definição de máquina.
Quanto
menos inclinado for o plano,mais suave é a realização da tarefa de transportar
um objeto até o ponto mais alto.Essa ideia é usada na construção de algumas
rodovias em locais montanhosos .
Em
vez de construir uma estrada curta e muito inclinada,prefere-se uma estrada
mais longa e cheia de zigue-zagues,porém menos inclinada,o que suaviza a
subida.
QUESTÕES:
1) Dê
acordo com o texto acima,podemos classificar o plano inclinado com uma máquina
simples?justifique.(1 ponto)
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2)Explique
o funcionamento do Plano inclinado?(1 ponto)
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3)Cite dois exemplos de Planos inclinados
que utilizamos no nosso dia a dia.(1ponto)
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4)Elabore um desenho que represente um
Plano inclinado sendo utilizado e faça um seta vermelha que presente o sentido
do movimento.(2 pontos)
1
2
a)Como se comparam as distâncias
percorridas em cada rampa?(1 ponto)
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b)Como se compara a força realizada por
você em cada Rampa?(1 ponto)
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6)Leia o texto a seguir e responda as
questões.
Jovens criam dispositivo que monta 'rampa portátil' em
cadeira de rodas
Do G1 Piracicaba e
Região
Os estudantes Mateus Michelon Poppi
e Leonardo Perin Alves, ambos de 17 anos, criaram um dispositivo que permite
que cadeirantes transportem e instalem a própria rampa para ter acesso a
calçadas sem guias rebaixadas e vários outros tipos de degraus. O
"aplicativo" foi desenvolvido na Escola Técnica (Etec) Coronel
Fernando Febeliano da Costa, em Piracicaba (SP), e rendeu aos jovens um prêmio
de gestão e engenharia destinado a estudantes.
"Nosso objetivo era construir
algo que fosse útil e relevante, além de inovador. Acreditamos que o
dispositivo pode dar mais independência aos cadeirantes, porque nem todos os
locais são adaptados para eles", afirmou Poppi. A invenção foi batizada de
One Step ("um passo" na tradução para o português) e demorou pouco
mais de 5 meses para ser desenvolvida.
Os dois jovens concluíram o ensino
médio este ano e pensam em estudar engenharia elétrica ou mecânica. Eles
desenvolveram o produto fora do horário de aula, mas tiveram a orientação do
professor Claudinei Bigaton, além de acesso aos equipamentos da Etec.
Alves explicou que o aparato pode
ser instalado em qualquer cadeira de rodas convencional. "O eixo original
das cadeiras é substituído pelo eixo do dispositivo e nele é presa a rampa e as
hastes que a seguram", disse. De acordo com ele, depois de instalado o
equipamento, o processo é mecânico e feito pelo próprio cadeirante, sem a ajuda
de outra pessoa.
"O fato de não precisar de
motores, baterias, nada eletrônico, faz com que o produto seja bem
acessível", afirmou Alves. A instalação do One Step leva menos de 10
minutos. "Ainda é só um protótipo, mas podemos melhorar bastante a ideia e
os materiais, deixar mais seguro e eficaz, mas já funciona bem", disse
Poppi.
a)Qual o
tema abordado no texto?(1 ponto).
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b)Qual é a
importância social do desenvolvimento de equipamentos como o apresentado na
reportagem?(1 ponto).
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c)Quais
aplicações das rampas também contribuem em tarefas urbanas?(1 ponto).
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Atividade 2
Realize uma
pesquisa sobre a propagação do calor e elabore um pequeno texto sobre o que
você entendeu ou pode gravar um áudio ou vídeo para o registro de sua pesquisa,
utilize os eletrodomésticos de sua casa para exemplificar.(Deverá ser entregue
no retorno das aulas).
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:
Postar um comentário