sábado, 16 de maio de 2020

CIÊNCIAS 7º ANOS A,B,C,D,E

                                                             E E Escola Estadual Omar Donato Bassani            
Nome:__________________________________________________________________________N°____
Série:7°A/B/C/D/E                                         Professora:Natália                               Data:____/____/______.
Tema : Máquinas Simples-Plano inclinado
Objetivo:Observar e investigar a aplicação,ao longo da história,das máquinas simples e propor soluções e invenções para a realização de tarefas mecânicas cotidianas.
Habilidade:(EF07CI01A) Discutir a aplicação das máquinas simples (martelo, tesoura, uma alavanca, roldana, plano inclinado entre outras) e propor soluções e invenções para a realização de tarefas mecânicas cotidianas. (EF07CI01B) Investigar como as máquinas simples fizeram parte do cotidiano humano em diferentes períodos históricos, incluindo o desenvolvimento industrial paulista, e argumentar sobre como seu uso mudou a sociedade.
Atividade da semana:18/05 a 22/05.                                                       Tempo de duração:4 aulas.
Entrega das atividades: Pode ser enviada no Gmail-- nataliasilva@prof.educacao.sp.gov.br  ou entregar no retorno as aulas.

Atividade

Plano inclinado
Um funcionário de companhia de transportes tem de colocar algumas caixas pesadas dentro do caminhão.Se,em vez de carregar as caixas pesadas dentro do caminhão.Se,em vez de carregar as caixas,ele as empurrar por um plano inclinado,a tarefa será facilitada.
Por ser muito simples,a maioria das pessoas não reconhece o plano inclinado como uma máquina.Acontece que ele facilita a execução de certos trabalhos e,por isso,obedece à definição de máquina.
Quanto menos inclinado for o plano,mais suave é a realização da tarefa de transportar um objeto até o ponto mais alto.Essa ideia é usada na construção de algumas rodovias em locais montanhosos .
Em vez de construir uma estrada curta e muito inclinada,prefere-se uma estrada mais longa e cheia de zigue-zagues,porém menos inclinada,o que suaviza a subida.    

QUESTÕES:
1) Dê acordo com o texto acima,podemos classificar o plano inclinado com uma máquina simples?justifique.(1 ponto)
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2)Explique o funcionamento do Plano inclinado?(1 ponto)
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3)Cite dois exemplos de Planos inclinados que utilizamos no nosso dia a dia.(1ponto)
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4)Elabore um desenho que represente um Plano inclinado sendo utilizado e faça um seta vermelha que presente o sentido do movimento.(2 pontos)








     5)Observe as duas Rampas de mesma altura e inclinação diferentes a  seguir.Imagine que você deve subir as rampas e      
  
                                                         1                                                                            2

a)Como se comparam as distâncias percorridas em cada rampa?(1 ponto)
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b)Como se compara a força realizada por você em cada Rampa?(1 ponto)
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6)Leia o texto a seguir e responda as questões.

Jovens criam dispositivo que monta 'rampa portátil' em cadeira de rodas

Do G1 Piracicaba e Região
            Os estudantes Mateus Michelon Poppi e Leonardo Perin Alves, ambos de 17 anos, criaram um dispositivo que permite que cadeirantes transportem e instalem a própria rampa para ter acesso a calçadas sem guias rebaixadas e vários outros tipos de degraus. O "aplicativo" foi desenvolvido na Escola Técnica (Etec) Coronel Fernando Febeliano da Costa, em Piracicaba (SP), e rendeu aos jovens um prêmio de gestão e engenharia destinado a estudantes.
            "Nosso objetivo era construir algo que fosse útil e relevante, além de inovador. Acreditamos que o dispositivo pode dar mais independência aos cadeirantes, porque nem todos os locais são adaptados para eles", afirmou Poppi. A invenção foi batizada de One Step ("um passo" na tradução para o português) e demorou pouco mais de 5 meses para ser desenvolvida.
            Os dois jovens concluíram o ensino médio este ano e pensam em estudar engenharia elétrica ou mecânica. Eles desenvolveram o produto fora do horário de aula, mas tiveram a orientação do professor Claudinei Bigaton, além de acesso aos equipamentos da Etec.
            Alves explicou que o aparato pode ser instalado em qualquer cadeira de rodas convencional. "O eixo original das cadeiras é substituído pelo eixo do dispositivo e nele é presa a rampa e as hastes que a seguram", disse. De acordo com ele, depois de instalado o equipamento, o processo é mecânico e feito pelo próprio cadeirante, sem a ajuda de outra pessoa.
            "O fato de não precisar de motores, baterias, nada eletrônico, faz com que o produto seja bem acessível", afirmou Alves. A instalação do One Step leva menos de 10 minutos. "Ainda é só um protótipo, mas podemos melhorar bastante a ideia e os materiais, deixar mais seguro e eficaz, mas já funciona bem", disse Poppi.
a)Qual o tema abordado no texto?(1 ponto).
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b)Qual é a importância social do desenvolvimento de equipamentos como o apresentado na reportagem?(1 ponto).
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c)Quais aplicações das rampas também contribuem em tarefas urbanas?(1 ponto).
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Atividade 2

Realize uma pesquisa sobre a propagação do calor e elabore um pequeno texto sobre o que você entendeu ou pode gravar um áudio ou vídeo para o registro de sua pesquisa, utilize os eletrodomésticos de sua casa para exemplificar.(Deverá ser entregue no retorno das aulas).
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário