ESCOLA ESTADUAL Omar
Donato Bassani
Professora: Roseane de l.taveira
Disciplina de Língua
portuguesa
Atividades da semana de: 18/05 à 22/05
Orientações:
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Ler o texto “o poder das palavras”, da autora
Sandra Duarte Tavares.
·
Copiar no caderno as questões do texto “o poder
das palavras” e responder no caderno.
·
Entregar as atividades: ao retorno das aulas
presenciais.
·
Qualquer dúvida: entrar em contato com a
professora pelo whatsApp:1193059-0914.
Ano /serie 8
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8ano C,D,E
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Objetivo
De estudo
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*Ler atentamente o texto “o
poder das palavras” da autora Sandra Duarte Tavares, e responder as questões
solicitadas.
*relembrar o que e justa
posição.
*fazer a atividades
propostas.
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Competências
habilidades
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*ler de forma autônoma,e
compreender selecionando procedimentos e estratégicas de leitura adequadas a
diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e
suportes .
*analisar processos de
formação de palavras por composição(justaposição)
EF89LP33
EF08LP05
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Tempo de
estudo
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5 aulas de 45minutos
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Relembrando:
A justaposição é a ação e o efeito de justapor (colocar algo
imediatamente ao lado de outra coisa). a justaposição é um processo que consiste em
combinar frases e estabelecer relações sintáticas entre elas. Trata-se de uma
operação semelhante à coordenação e à subordinação.A justaposição recorre a
sinais de pontuação (na língua escrita) ou pausas para vincular duas frases.
Como não usa nexos (como “e”, “de” ou “para”), este processo pode dar origem a
interpretações sintáticas diferentes segundo o contexto ou as capacidades do
falante. A justaposição também permite unir duas orações simples.
Texto: O
poder das palavras
As palavras têm um
poder tremendo. Repito com assertividade: as palavras têm um poder tremendo. Há
palavras que edificam, outras que destroem; umas trazem bênção, outras,
maldição. E é entre estas duas balizas que a comunicação vai moldando a nossa
vida.
Há palavras que deviam
ser escondidas num baú fechado a sete chaves. Porque não edificam, porque
magoam, porque destroem…
Há uns tempos fui fazer um exame
médico. Após o questionário clínico habitual, a médica prosseguiu “Agora, vou
fazer-lhe umas maldades”. Nesse instante, o meu corpo sucumbiu e o desmaio
tornou-se iminente. Ora, a palavra maldade magoou-me mais do que o próprio exame.
Teria sido muito sensato ter escondido tal palavra num quarto escuro. Não teria
magoado tanto.
Mas voltemos às palavras amigas, as
que mimam as que confortam as que aquecem o coração.
Sabiam que podem mudar o dia de
alguém com uma calorosa saudação? “Bom dia, como está?” Experimentem, sempre
que comunicam escolher palavras com carga afetiva positiva! Por exemplo, se
substituírem a palavra “problema” por “situação”, o problema parece tornar-se
mais pequeno, não parece? Ou então acrescentar adjetivos robustos quando
agradecem a alguém: “Obrigada pela sua preciosa, valiosa ajuda”.
Se queremos relações pessoais e
profissionais mais saudáveis e felizes, usemos e abusemos das palavras
positivas na nossa vida. E não nos cansemos de elogiar. Palavras de louvor e
honra trazem felicidade não só a quem as recebe mas também, e sobretudo, a quem
as oferece.
TAVARES,Sandra Duarte.o poder das palavras.visão,Ed.12,17jan.2017.
Responda no caderno as questões:
1- Qual o tema central deste artigo de opinião?
2-
Em sua opinião,ao dizer a paciente
que iria lhe trazer”umas maldades”,a intenção da medica era realmente praticar
algum ato de crueldade? Explique.
3-
Releia o trecho abaixo e observe a
frase em destaque:
Sabiam que podem mudar o dia de alguém com uma calorosa
saudação?”bom dia, como esta?” Experimentam sempre que comunicam, escolher
palavras com carga afetiva positiva; Por exemplo,se substituírem a palavra “problema”por “situação” o problema parece
tornar-se mais pequeno,não parece? Ou então acrescentar adjetivos robustos
quando agradecem alguém: ”obrigada pela resposta, valiosa ajuda”
a) Você concorda com a afirmação que essa frase traz?Justifique.
b) Nesse parágrafo há uma palavra composta por justaposição.
Que palavra é essa?
c) Forme outras palavra
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