sábado, 16 de maio de 2020

PORTUGUÊS 7º ANOS A,B,C,D,E


ESCOLA ESTADUAL Omar Donato Bassani
Professora: ADRIANA FERREIRA DOS SANTOS
Atividades da semana de: 18/05 A 22/05

Orientações:
·         Copiar e Responder no caderno.
·         Entregar as atividades –no retorno das aulas

·         Qualquer dúvida -  entrar em contato com a profª Adriana

Ano/série
7ºs A,B,C,D e E

Objetos de estudo





 COESÃO TEXTUAL
CLASSES GRAMATICAIS


Competências/habilidades









Habilidades
EF67LP36 Utilizar, ao produzir texto, recursos de coesão referencial (léxica e pronominal) e sequencial e outros recursos expressivos adequados ao gênero textual.
EF67LP25A Reconhecer o emprego da coesão e da progressão temática nas produções textuais.
EF67LP25B Utilizar adequadamente a coesão e a progressão temática nas produções textuais.
EF07LP10 Utilizar, ao produzir diferentes gêneros, conhecimentos linguísticos e gramaticais, já estudados

Tempo de estudo

6 aulas

Revisão de classes de palavras já estudadas em sala de aula:
Substantivo: palavra que dá nome aos seres. Ex.: João, menina, etc.
Adjetivo: palavra que caracteriza os seres. Ex.: bonito, inteligente, etc.
Verbo: palavra que indica ação, estado ou fenômeno da natureza. Ex.: falou, canta, nevou, etc.
Pronome:  palavra que acompanha ou substitui um nome.Ex.: eu, você, senhor, etc.
Coesão textual
Coesão é a conexão, ligação, harmonia entre os elementos de um texto. Percebemos tal definição quando lemos um texto e verificamos que as palavras, as frases e os parágrafos estão entrelaçados, um dando continuidade ao outro.
Ex.: Ana Elisabete gritou. Ela fica apavorada quando fica sozinha, apesar de ser uma menina calma e inteligente.

Leia o texto e responda as questões.
TELEVISAO
    Televisão é uma caixa de imagens que fazem barulho.
    Quando os adultos não querem ser incomodados, mandam as crianças assistir televisão.
    O que eu gosto mais na televisão são os desenhos animados de bichos. Bicho imitando gente é muito mais engraçado do que gente imitando gente como nas telenovelas.
    Não gosto muito de programas infantis com gente fingindo de criança.
    Em vez de ficar olhando essa gente brincar de mentira, prefiro brincar de verdade com meus amigos e amigas.
    Também os doces que aparecem anunciados na televisão não tem gosto de coisa alguma porque ninguém pode comer uma imagem.
Já os doces que minha mãe faz e que eu como todo dia, esses sim são gostosos.
Jose Paulo Paes.
INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
1) Qual o meio de comunicação ao qual o texto se refere?
2) A que conclusão o autor chega ao final do texto?
3) A definição de “televisão” dada pelo autor é:.
4) Quem é o narrador da história? E quem é o autor do texto?
5) No trecho: “A vida fora da televisão é melhor do que dentro dela” A palavra "Dela" sublinhada refere-se a que:
a) Vida                       b) Televisão  c) A criança  d) A novela
6) Retire do texto uma frase que confirma que o narrador não gostava de televisão:

7) Qual a crítica que o narrador faz em relação aos doces anunciados na televisão?
8) Que palavras do texto estabelecem relação com o tema do mesmo “televisão”?

9) Na frase “Já os doces que minha mãe faz e que eu como todo dia, esses sim são gostosos” as palavras grifas são respectivamente:
A(  ) adjetivo -  verbo -  pronome  -  substantivo.
B(  ) substantivo – verbo – pronome – adjetivo.
C(  ) verbo – pronome – substantivo – adjetivo.
10) Escreva um pequeno texto sobre o que representa a Televisão nesta época de pandemia. Lembre-se de usar elementos de coesão (palavras que dão uma sequência ao texto).


Nenhum comentário:

Postar um comentário