ESCOLA
ESTADUAL Omar Donato Bassani
Professora: ADRIANA FERREIRA DOS SANTOS
Atividades
da semana de: 18/05 A 22/05
Orientações:
·
Copiar e Responder no caderno.
·
Entregar as atividades –no retorno das aulas
·
Qualquer dúvida - entrar em contato com a profª Adriana
Ano/série
|
7ºs A,B,C,D e E
|
Objetos de estudo
|
COESÃO
TEXTUAL
CLASSES GRAMATICAIS
|
Competências/habilidades
|
Habilidades
EF67LP36 Utilizar, ao produzir texto,
recursos de coesão referencial (léxica e pronominal) e sequencial e outros
recursos expressivos adequados ao gênero textual.
EF67LP25A Reconhecer o emprego da coesão
e da progressão temática nas produções textuais.
EF67LP25B Utilizar adequadamente a
coesão e a progressão temática nas produções textuais.
EF07LP10 Utilizar, ao produzir
diferentes gêneros, conhecimentos linguísticos e gramaticais, já estudados
|
Tempo de estudo
|
6 aulas
|
Revisão de classes de palavras já estudadas em sala
de aula:
Substantivo:
palavra que dá nome aos seres. Ex.: João, menina, etc.
Adjetivo: palavra
que caracteriza os seres. Ex.: bonito, inteligente, etc.
Verbo:
palavra que indica ação, estado ou fenômeno da natureza. Ex.: falou, canta,
nevou, etc.
Pronome: palavra que acompanha ou substitui um
nome.Ex.: eu, você, senhor, etc.
Coesão textual
Coesão
é a conexão, ligação, harmonia entre os elementos de um texto. Percebemos tal
definição quando lemos um texto e verificamos que as palavras, as frases e os
parágrafos estão entrelaçados, um dando continuidade ao outro.
Ex.: Ana Elisabete gritou. Ela fica apavorada quando fica
sozinha, apesar de ser uma menina calma
e inteligente.
Leia o texto e responda as questões.
TELEVISAO
Televisão é uma caixa de imagens que fazem barulho.
Quando os adultos não querem ser incomodados, mandam as crianças
assistir televisão.
O que eu gosto mais na televisão são os desenhos animados
de bichos. Bicho imitando gente é muito mais engraçado do que gente imitando
gente como nas telenovelas.
Não gosto muito de programas infantis com gente fingindo
de criança.
Em vez de ficar olhando essa gente brincar de mentira,
prefiro brincar de verdade com meus amigos e amigas.
Também os doces que aparecem anunciados na televisão não
tem gosto de coisa alguma porque ninguém pode comer uma imagem.
Já os doces que minha mãe faz e que eu como todo dia, esses sim são
gostosos.
Jose Paulo Paes.
INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
1) Qual o meio de comunicação ao qual o texto se refere?
2) A que conclusão o autor chega ao final do texto?
3) A definição de “televisão” dada pelo autor é:.
4) Quem é o narrador da história? E quem é o autor do texto?
5) No trecho: “A vida fora da televisão é melhor do que dentro dela” A palavra "Dela" sublinhada refere-se a que:
a) Vida b) Televisão c) A criança d) A novela
6) Retire do texto uma frase que confirma que o narrador não gostava de televisão:
1) Qual o meio de comunicação ao qual o texto se refere?
2) A que conclusão o autor chega ao final do texto?
3) A definição de “televisão” dada pelo autor é:.
4) Quem é o narrador da história? E quem é o autor do texto?
5) No trecho: “A vida fora da televisão é melhor do que dentro dela” A palavra "Dela" sublinhada refere-se a que:
a) Vida b) Televisão c) A criança d) A novela
6) Retire do texto uma frase que confirma que o narrador não gostava de televisão:
7) Qual a crítica que o narrador faz em relação aos doces anunciados na televisão?
8) Que palavras do
texto estabelecem relação com o tema do mesmo “televisão”?
9) Na frase “Já os doces que minha mãe faz e que eu como todo dia, esses sim são gostosos” as palavras grifas são respectivamente:
A( ) adjetivo - verbo -
pronome - substantivo.
B( ) substantivo – verbo –
pronome – adjetivo.
C( ) verbo – pronome –
substantivo – adjetivo.
10) Escreva um
pequeno texto sobre o que representa a Televisão nesta época de pandemia.
Lembre-se de usar elementos de coesão (palavras que dão uma sequência ao
texto).
Nenhum comentário:
Postar um comentário