segunda-feira, 18 de maio de 2020

GEOGRAFIA 9 º ANOS,C,D


ESCOLA ESTADUAL Omar Donato Bassani
Professora: Maria Aparecida B Galdino        

Atividades da semana de: 18/05 a 22/05
Orientações:
          Copiar entregar via e-mail: cida2226@gmail.com ou ao retornar  
          Entregar as atividades: 25/05/2020    
          Qualquer dúvida 11 98153-3999      

Ano / série:
9 º ano C e D
Objetos de estudo:
Associar o critério de divisão do mundo em Ocidente e Oriente com o Sistema Colonial implantado pelas potências europeias.
Competências/ Habilidades:
Associar o critério (geográfico, religioso e cultural) de divisão do mundo em Ocidente e Oriente com o Sistema Colonial implantado pelas potências europeias.

Tempo de estudo:
Ex. 8 aulas de 45 min

A DIVISÃO DO MUNDO EM ORIENTE E OCIDENTE



A divisão do mundo de acordo com a visão eurocentrista
Dentre as muitas divisões que o mundo é sujeitado, as principais são: divisão em hemisférios (norte/sul e oriental/ocidental), em continentes (América, Europa, África, Ásia e Oceania), e assim por diante.
Mas o mundo é regionalizado também do ponto de vista histórico, tomando como base os continentes já conhecidos. Nessa abordagem, o mundo é divido em três: Velho Mundo, Novo Mundo e Novíssimo Mundo.
O Velho Mundo é uma expressão usada para designar a visão de mundo que os europeus detinham por volta do século XV. Naquela época, os europeus conheciam somente os continentes da Europa, África e Ásia.
Novo Mundo é um termo criado pelos europeus para designar o continente americano. A expressão teve seu uso difundido no período do descobrimento do novo continente, a América, pois até então era desconhecido pelos europeus, vindo a ser algo novo em relação aos continentes já conhecidos.
Já o Novíssimo Mundo compreende o continente da Oceania, constituída pela Austrália, Nova Guiné, Nova Zelândia, entre outras ilhas. Tal denominação se deu em razão do continente ter do o último a ser descoberto.
É bom ressaltar que as regionalizações citadas acima não passam de uma visão eurocentrista (ideia que coloca a Europa como o centro do mundo), a qual crê que o continente (Velho Mundo) é a principal civilização e que sua cultura, povo e língua são superiores às demais existentes.
A abordagem eurocentrista desconsidera totalmente todas as civilizações existentes fora do Velho Mundo. No Novo Mundo (América), por exemplo, importantes civilizações como os Incas, Maias e Astecas não são levadas em conta. Na visão dos europeus não existe história antes de sua chegada.
A representação de mundo tal como conhecemos é uma visão europeia que divide o espaço mundial em ‘este lado’ e o espaço ‘do outro lado’ da linha. Essa divisão em Ocidente e Oriente resume as explicações sobre o mundo colonial. Os povos orientais, segundo a visão dos europeus, não possuíam normas, conhecimentos e técnicas que eram utilizadas no ‘velho mundo’, isto é, a Europa. Criou-se assim um princípio ‘universal’ que dizia que as populações das colônias viviam sob condições sub-humanas, pois eram desprovidas da capacidade de pensar, desprovidas de saberes (SANTOS, 2007, p. 4-5). Nessa perspectiva o mapa é uma forte representação desses pensamentos, pois traz consigo uma “verdade” de um período histórico, quando na realidade são representações e, portanto, cobertos de intenções.
Para entender onde começa e onde termina o Oriente, Moraes explica que é preciso analisar onde está o mundo islâmico. De oeste a leste, estende-se desde o Senegal, no oeste da África, até às Filipinas, nos limites do Oceano Pacífico. De norte a sul, vai desde o Cazaquistão, na Ásia Central, até a área entre a Tanzânia, na África, e a Indonésia, no Oceano Índico. Não que todos os países dentro dessa enorme área sejam muçulmanos, mas sim de culturas e religiões diferentes das do Ocidente, que é judaico-cristão. Por exemplo, Austrália e Nova Zelândia, lá do outro lado, são do Ocidente.
PARA SABER MAIS – Assista ao vídeo – Europa (Eurocentrismo), com duração de 7 minutos, disponível em:
https://www.youtube.com/watch?time_continue=84&v=Vq-iutr5_5M&feature=emb_logo. Canal Professor Naglini.  Nele você compreenderá as origens do eurocentrismo e o seus reflexos ainda hoje na organização espacial e cultural no mundo.
Atividade
1 - Observe o mapa.
 

a)   Circule no mapa o continente europeu.

b) O que é hegemonia europeia?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2 - De que maneira os momentos históricos vividos pela sociedade interferem no espaço do globo terrestre? De que maneira o mundo já foi dividido? 
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
 
3 - As expressões “velho mundo”, “novo mundo” e “novíssimo mundo” referem-se a uma forma de distinção dos continentes que:

a) obedece a fatores econômicos.
b) corresponde a uma visão eurocêntrica.
c) designa as mudanças no poderio das lideranças mundiais.
d) está relacionada aos processos de descolonização.
4 - Velho mundo, novo e novíssimo mundo. Explique
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário