ESCOLA
ESTADUAL Omar Donato Bassani
Professora:
Maria Aparecida B Galdino
Atividades
da semana de: 18/05 a 22/05
Orientações:
● Entregar as atividades: 25/05/2020
● Qualquer dúvida 11 98153-3999
Ano / série:
|
9 º ano C e D
|
Objetos de estudo:
|
Associar o critério
de divisão do mundo em Ocidente e Oriente com o Sistema Colonial implantado
pelas potências europeias.
|
Competências/ Habilidades:
|
Associar o critério
(geográfico, religioso e cultural) de divisão do mundo em Ocidente e Oriente
com o Sistema Colonial implantado pelas potências europeias.
|
Tempo de estudo:
|
Ex. 8 aulas de 45
min
|
A DIVISÃO DO MUNDO EM ORIENTE E
OCIDENTE
A
divisão do mundo de acordo com a visão eurocentrista
Dentre
as muitas divisões que o mundo é sujeitado, as principais são: divisão em
hemisférios (norte/sul e oriental/ocidental), em continentes (América, Europa,
África, Ásia e Oceania), e assim por diante.
Mas
o mundo é regionalizado também do ponto de vista histórico, tomando como base
os continentes já conhecidos. Nessa abordagem, o mundo é divido em três: Velho
Mundo, Novo Mundo e Novíssimo Mundo.
O
Velho Mundo é uma expressão usada para designar a visão de mundo que os
europeus detinham por volta do século XV. Naquela época, os europeus conheciam
somente os continentes da Europa, África e Ásia.
Novo
Mundo é um termo criado pelos europeus para designar o continente americano. A
expressão teve seu uso difundido no período do descobrimento do novo
continente, a América, pois até então era desconhecido pelos europeus, vindo a
ser algo novo em relação aos continentes já conhecidos.
Já
o Novíssimo Mundo compreende o continente da Oceania, constituída pela
Austrália, Nova Guiné, Nova Zelândia, entre outras ilhas. Tal denominação se
deu em razão do continente ter do o último a ser descoberto.
É
bom ressaltar que as regionalizações citadas acima não passam de uma visão
eurocentrista (ideia que coloca a Europa como o centro do mundo), a qual crê
que o continente (Velho Mundo) é a principal civilização e que sua cultura,
povo e língua são superiores às demais existentes.
A
abordagem eurocentrista desconsidera totalmente todas as civilizações existentes
fora do Velho Mundo. No Novo Mundo (América), por exemplo, importantes
civilizações como os Incas, Maias e Astecas não são levadas em conta. Na visão
dos europeus não existe história antes de sua chegada.
A
representação de mundo tal como conhecemos é uma visão europeia que divide o
espaço mundial em ‘este lado’ e o espaço ‘do outro lado’ da linha. Essa divisão
em Ocidente e Oriente resume as explicações sobre o mundo colonial. Os povos
orientais, segundo a visão dos europeus, não possuíam normas, conhecimentos e
técnicas que eram utilizadas no ‘velho mundo’, isto é, a Europa. Criou-se assim
um princípio ‘universal’ que dizia que as populações das colônias viviam sob
condições sub-humanas, pois eram desprovidas da capacidade de pensar, desprovidas
de saberes (SANTOS, 2007, p. 4-5). Nessa perspectiva o mapa é uma forte
representação desses pensamentos, pois traz consigo uma “verdade” de um período
histórico, quando na realidade são representações e, portanto, cobertos de
intenções.
Para
entender onde começa e onde termina o Oriente, Moraes explica que é preciso
analisar onde está o mundo islâmico. De oeste a leste, estende-se desde o
Senegal, no oeste da África, até às Filipinas, nos limites do Oceano Pacífico.
De norte a sul, vai desde o Cazaquistão, na Ásia Central, até a área entre a
Tanzânia, na África, e a Indonésia, no Oceano Índico. Não que todos os países
dentro dessa enorme área sejam muçulmanos, mas sim de culturas e religiões
diferentes das do Ocidente, que é judaico-cristão. Por exemplo, Austrália e
Nova Zelândia, lá do outro lado, são do Ocidente.
PARA
SABER MAIS – Assista ao vídeo – Europa (Eurocentrismo), com duração de 7
minutos, disponível em:
https://www.youtube.com/watch?time_continue=84&v=Vq-iutr5_5M&feature=emb_logo.
Canal Professor Naglini. Nele você
compreenderá as origens do eurocentrismo e o seus reflexos ainda hoje na
organização espacial e cultural no mundo.
Atividade
1 -
Observe o mapa.
a) Circule no mapa o continente europeu.
b) O que é
hegemonia europeia?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2 - De que
maneira os momentos históricos vividos pela sociedade interferem no espaço do
globo terrestre? De que maneira o mundo já foi dividido?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3 - As
expressões “velho mundo”, “novo mundo” e “novíssimo mundo” referem-se a uma
forma de distinção dos continentes que:
a) obedece
a fatores econômicos.
b)
corresponde a uma visão eurocêntrica.
c) designa
as mudanças no poderio das lideranças mundiais.
d) está
relacionada aos processos de descolonização.
4 - Velho
mundo, novo e novíssimo mundo. Explique
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário