segunda-feira, 18 de maio de 2020

QUÍMICA 1º ANO A


ESCOLA ESTADUAL Omar Donato Bassani
Professor: Ivan
Disciplina: Química.
Atividades da semana de:18/05 a 22/05
Orientações: Continuação do conteúdo no caderno. 

Ano/série
1ºA

Objetos de estudo
Transformações químicas; energia em processos endo/ exotérmicos; temperatura envolvido nas transformações; revertibilidade de algumas transformações.

Competências/habilidades





Reconhecer a importância dos fatores temperatura, energia e revertibilidade nas interações e transformações químicas que ocorrem no dia a dia e no sistema produtivo.

Tempo de estudo



2 aulas

Química 1º ano

O efeito da temperatura nas reações químicas
As velocidades da maioria (nem todas as reações) das reações químicas aumentam à medida que a temperatura aumenta, ou seja, quanto maior a temperatura maior a velocidade das reações químicas e quanto menor a temperatura menor a velocidade das reações químicas.
O aumento na temperatura de uma reação química faz com que, as velocidades das substâncias aumente, provocando dessa maneira um aumento no número de choques entre as substâncias com maior frequência, aumentando dessa maneira a velocidade das reações químicas.
Por exemplo: a massa de farinha na preparação de um pão cresce mais rapidamente à temperatura ambiente do que quando refrigerado; as plantas crescem mais rapidamente em clima quente do que em clima frio. Os experimentos realizados pela professora em recipientes muito quente.

Perguntas

1Nestes exemplos acima que conclusões vocês podem tirar a respeito da relação das reações químicas com a temperatura? Explique com as suas palavras.
 2Qual é a razão de refrigerarmos alimentos perecíveis como o leite? Explique com as suas palavras?

Superfície de contato (estado físico dos reagentes)
Para ocorrer uma reação química os reagentes devem entrar em contato para que uma reação química ocorra. Quanto mais rapidamente as substâncias se chocam (quanto maior a velocidade das substâncias) mais rapidamente elas reagem.
Quando em uma reação química os reagentes estão em fases diferentes, ou seja, quando um dos reagentes é um gás e o outro reagente é um sólido, a reação está limitada a área de contato do sólido. Portanto as reações que envolvem sólidos tendem a prosseguir mais rapidamente se a área da superfície de contato do sólido for aumentada. (lembrem-se da vídeo aula da velocidade da reação com o comprimido inteiro e depois com o comprimido dividido)
Por exemplo: um medicamento na forma de um comprimido se dissolverá no estômago e entrará na corrente sanguínea mais lentamente do que o mesmo medicamento na forma de pó fino.

Pergunta
Dê um exemplo de uma reação química que ocorra mais rapidamente (ou não) pelo aumento da superfície de contato.

Pressão
A pressão que a professora destacou no vídeo está mais relacionada com as propriedades de gases. Em termos gerais, pressão transmite a ideia de uma força, um empurrão que tende a mover algo em determinada direção.
Matematicamente a pressão é na realidade a força F que age em uma certa área A:

P= F
                                                                A
Os gases exercem pressão em uma superfície com a qual estão em contato. O ar em um pneu por exemplo, exerce pressa na superfície interna do pneu.

A presença de catalisadores nas reações químicas.

Os catalisadores são substâncias que aumentam as velocidades de reação sem serem usados. Eles podem afetam os tipos de colisões que ocorrem entre as substâncias que levam à reação. Os catalisadores atuam de maneira fundamental em nossas vidas. A fisiologia da grande maioria dos seres vivos depende de enzimas (catalisadores) que promovem determinadas reações bioquímicas no nosso organismo.



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