ESCOLA
ESTADUAL Omar Donato Bassani
Professor: Ivan
Disciplina: Química.
Atividades
da semana de:18/05 a 22/05
Orientações: Continuação do conteúdo
no caderno.
Ano/série
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1ºA
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Objetos
de estudo
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Transformações químicas; energia em processos
endo/ exotérmicos; temperatura envolvido nas transformações; revertibilidade
de algumas transformações.
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Competências/habilidades
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Reconhecer a
importância dos fatores temperatura, energia e revertibilidade nas interações
e transformações químicas que ocorrem no dia a dia e no sistema produtivo.
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Tempo
de estudo
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2 aulas
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Química
1º ano
O efeito da temperatura nas reações químicas
As
velocidades da maioria (nem todas as reações) das reações
químicas aumentam à medida que a temperatura aumenta, ou seja, quanto maior a
temperatura maior a velocidade das reações químicas e quanto menor a
temperatura menor a velocidade das reações químicas.
O
aumento na temperatura de uma reação química faz com que, as velocidades das
substâncias aumente, provocando dessa maneira um aumento no número de choques
entre as substâncias com maior frequência, aumentando dessa maneira a
velocidade das reações químicas.
Por
exemplo: a massa de farinha na preparação de um pão
cresce mais rapidamente à temperatura ambiente do que quando refrigerado; as
plantas crescem mais rapidamente em clima quente do que em clima frio. Os
experimentos realizados pela professora em recipientes muito quente.
Perguntas
1Nestes
exemplos acima que conclusões vocês podem tirar a respeito da relação das
reações químicas com a temperatura? Explique com as suas palavras.
2Qual é a razão de refrigerarmos
alimentos perecíveis como o leite? Explique com as suas palavras?
Superfície de contato (estado físico dos
reagentes)
Para ocorrer uma reação
química os reagentes devem entrar em contato para que uma reação química
ocorra. Quanto mais rapidamente as substâncias se chocam (quanto maior a
velocidade das substâncias) mais rapidamente elas reagem.
Quando
em uma reação química os reagentes estão em fases diferentes, ou seja, quando
um dos reagentes é um gás e o outro reagente é um sólido, a reação está
limitada a área de contato do sólido. Portanto as reações que
envolvem sólidos tendem a prosseguir mais rapidamente se a área da superfície
de contato do sólido for aumentada. (lembrem-se da vídeo aula da
velocidade da reação com o comprimido inteiro e depois com o comprimido
dividido)
Por
exemplo: um medicamento na forma de um comprimido se
dissolverá no estômago e entrará na corrente sanguínea mais lentamente do que o
mesmo medicamento na forma de pó fino.
Pergunta
Dê um
exemplo de uma reação química que ocorra mais rapidamente (ou não) pelo aumento
da superfície de contato.
Pressão
A
pressão que a professora destacou no vídeo está mais relacionada com as
propriedades de gases. Em termos gerais, pressão transmite a ideia de uma
força, um empurrão que tende a mover algo em determinada direção.
Matematicamente a
pressão é na realidade a força F que age em uma certa área A:
P= F
A
Os
gases exercem pressão em uma superfície com a qual estão em contato. O ar em um
pneu por exemplo, exerce pressa na superfície interna do pneu.
A presença de catalisadores nas reações
químicas.
Os
catalisadores são substâncias que aumentam as velocidades de reação sem serem
usados. Eles podem afetam os tipos de colisões que ocorrem entre as substâncias
que levam à reação. Os catalisadores atuam de maneira fundamental em nossas
vidas. A fisiologia da grande maioria dos seres vivos depende de enzimas
(catalisadores) que promovem determinadas reações bioquímicas no nosso
organismo.
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