sábado, 16 de maio de 2020

HISTÓRIA 8º A ,B


ESCOLA ESTADUAL OMAR DONATO BASSANI

PROFESSORA BRANCA CASSAGNI E ALZIRA 

ATIVIDADES DA SEMANA DE : 18 A 22/05/2020
OITAVO ANO B , A
HISTÓRIA
TEMPO DE ESTUDO 4 AULAS

ORIENTAÇÕES
LER ATENTENTAMENTE OS TEXTOS
COPIAR E RESPONDER AS QUESTÕES
PRESENCIAIS
AS QUESTÕES DEVEM SER FEITAS NO CADERNO DE HISTÓRIA


OBJETOS DE ESTUDO
A QUESTÃO DO ILUMINISMO E DA ILUSTRAÇÃO

HABILIDADES ( EF08HI01) IDENTIFICAR OS PRINCIPAIS ASPECTOS CONCEITUAIS DO ILUMINISMO E DO LIBERALISMO E DISCUTIR A RELAÇÃO ENTRE ELES E A ORGANIZAÇÃO DO MUNDO CONTEMPORÂNEO.

O Iluminismo no Brasil 

As ideias iluministas chegaram ao Brasil no século XVIII. Muitos brasileiros das classes mais altas da sociedade iam estudar em universidades da Europa e entravam em contato com as teorias e pensamentos que se desenvolviam em território europeu. Ao retornarem ao país, após os estudos, estas pessoas divulgavam as ideias do iluminismo, principalmente, nos centros urbanos.

A principal influência do iluminismo, principalmente francês, pôde ser notada no processo de Inconfidência Mineira (1789). Alguns inconfidentes conheciam as propostas iluministas e usaram como base para fundamentar a tentativa de independência do Brasil.

As principais ideias iluministas que influenciaram os inconfidentes foram:

- Fim do colonialismo;

- Fim do absolutismo;

- Substituição da monarquia pela República;

- Liberdade econômica (liberalismo);

- Liberdade religiosa, de pensamento e expressão.

Mesmo não obtendo o sucesso desejado, que seria a Independência do Brasil, os inconfidentes conseguiram difundir ainda mais as ideias do iluminismo entre as camadas urbanas da sociedade brasileira. Os ideais iluministas foram de fundamental importância na formação política do Brasil.


RESPONDER

1 – COMO AS IDÉIAS ILUMINISTAS CHEGARAM AO BRASIL?
2 – QUAL FOI A IMPORTÂNCIAS DAS IDEIAS ILUMINISTAS PARA O BRASIL?




O movimento iluminista acreditava no uso da razão enquanto valor supremo. Para os iluministas, a razão seria a responsável por fazer a humanidade pensar e, por meio desse pensamento a humanidade alcançaria a luz, o esclarecimento.
Os iluministas combatiam as ideias cristãs, o fanatismo religioso. Eles foram muito importantes para ajudar as pessoas que sofriam com as opressões no antigo regime na Europa. Muitos iluministas eram contrários ao absolutismo, o poder da nobreza e do clero. Lutavam também contra a falta de liberdade.


CAÇA – ILUMINISMO

ENCONTRAR AS PALAVRAS GRIFADAS

ILUMINISMO

Este movimento surgiu na França no século XVII e defendia o domínio da razão sobre a visão teocêntrica que dominava a Europa desde a Idade Média. Segundo os franceses iluministas, esta forma de pensamento tinha o propósito de iluminar as trevas em que se encontrava a sociedade.

Os ideias iluministas

Os pensadores que defendiam estes ideais acreditavam que o pensamento racional deveria ser levado adiante substituindo as crenças religiosas e o misticismo, que, segundo eles, bloqueavam a evolução do homem. O homem deveria ser o centro e passar a buscar respostas para as questões que, até então, eram justificadas somente pela fé.

Principais filósofos iluministas

Os principais filósofos do iluminismo foram: John Locke (1632-1704), ele acreditava que o homem adquiria conhecimento com o passar do tempo através do empirismo; Voltaire (1694-1778), ele defendia a liberdade de pensamento e não poupava crítica a intolerância religiosa; Jean-Jacques Rousseau (1712-1778), ele defendia a ideia de um estado democrático que garantia a igualdade para todos; Montesquieu (1689-1755), defendeu a divisão do poder político em Executivo, Legislativo e Judiciário; Denis Diderot (1713-1784) e Jean Le Rond d’Alembert (1717-1783), juntos organizaram uma enciclopédia que reunia conhecimentos e pensamentos filosóficos da época.







Nenhum comentário:

Postar um comentário