sábado, 16 de maio de 2020

HISTÓRIA 6º ANO E


ESCOLA ESTADUAL OMAR DONATO BASSANI

ATIVIDADES DA SEMANA DE 18 A 22/05/2020
6º ANO E
HISTÓRIA
TEMPO DE ESTUDO 4 AULAS

ORIENTAÇÕES
LER ATENTENTAMENTE OS TEXTOS
COPIAR E RESPONDER AS QUESTÕES
AS ATIVIDADES DEVEM SER ENTREGUES NO RETORNO DAS AULAS PRESENCIAIS
AS QUESTÕES DEVEM SER FEITAS NO CADERNO DE HISTÓRIA

OBJETO DE ESTUDO
A QUESTÃO DO TEMPO, O QUE FAZ O HISTORIADOR, FONTES HISTÓRICAS


HABILIDADES

(EF06HI01) IDENTIFICAR DIFERENTES FORMAS DE COMPREENSÃO DA NOÇÃO DE TEMPO E DE PERIODIZAÇÃO DE TEMPOS HISTÓRICOS ( CONTINUIDADES E RUPTURAS)
(EF06HI02) IDENTIFICAR A GÊNESE DA PRODUÇÃO DO SABER HISTÓRICO E ANALISAR O SIGNIFICADO DAS FONTES QUE ORIGINARAM DETERMINADAS FORMAS DE REGISTRO EM SOCIEDADES E ÉPOCAS DISTINTAS.

Exercícios – História – 6º ano



1. Você já parou para pensar que temos horário para tudo: fazer as refeições, ir para a escola, chegar em casa? Quando alguém quer dizer que se atrasou, é comum ouvirmos a expressão “perdi a hora”.
Todas as nossas ações estão relacionadas ao tempo. Vivemos em uma época em que o tempo e suas medições são parte importante do cotidiano.
A maneira como cada sociedade conta o tempo está relacionada com seu modo de usá-lo. E assim como existem diversas formas de contar o tempo, há diversos modos de vida convivendo em uma mesma época.
a) Quais são os objetos que o ser humano usa para medir o tempo?
b) Que mudanças acontecem na natureza e que nos fazem perceber a passagem do tempo?
c) Qual a importância do calendário?
d) O que demora mais para passar: cinco minutos no recreio da escola ou cinco minutos na cadeira de um dentista? Por quê?

Profissão: Historiador
Historiador é o profissional que estuda o passado humano em seus vários aspectos: economia, sociedade, cultura, ideias e cotidiano. O historiador investiga e interpreta criticamente os acontecimentos, buscando resgatar a memória da humanidade e ampliar a compreensão da condição humana.
Seu trabalho se baseia, principalmente, na pesquisa de documentos, como manuscritos, impressos, gravações, filmes, objetos e fotos. Depois de selecionar, classificar e relacionar os dados levantados em bibliotecas, arquivos, entrevistas ou estudos arqueológicos, ele data o fato ou o objeto, confere autenticidade e analisa sua importância e seu significado para a compreensão do encadeamento dos acontecimentos.
Os historiadores utilizam uma gama de materiais para embasar suas pesquisas.
Manuscritos, artefatos, mapas, ossadas, pinturas, livros, desenhos, diários, roupas, objetos domésticos, documentos oficiais e relatos orais são alguns exemplos dos recursos de que historiadores lançam mão.
Todo esse material é coletado das mais diversas formas, desde escavações, explorações submarinas até pesquisa de campo em bibliotecas, museus e acervos particulares.Os materiais são de extrema importância, pois é com eles que o historiador pode embasar sua pesquisa e definir como era a vida em eras passadas ou como se deram os acontecimentos políticos.
Você sabe o que são fontes históricas? As fontes históricas são vestígios do passado que permitem que o historiador desenvolva sua pesquisa e responda questões referentes a elas. Dessa maneira, as fontes assumem um papel de total importância para a pesquisa histórica dando credibilidade à mesma.
O termo “fonte” é compreendido como documento que registra e comprova o vestígio do passado.
Até o século XIX, acreditava-se que o passado só poderia ser estudado por meio de fontes escritas oficiais, o que limitava o trabalho do historiador somente a esses documentos.
Contudo, a partir do século XX, passa-se a compreender como fonte histórica tudo o que foi produzido pelo ser humano desde os primórdios, ou seja, desde antes da escrita.
Com isso, fontes de natureza oral e material passam a ser consideradas tão importantes quanto documentos escritos para se compreender o passado. Esse movimento na pesquisa histórica permitiu que surgissem novas discussões ao mesmo tempo em que contribuiu para o crescimento da produção histórica.
Por isso o século XX foi marcado por um salto considerável em publicações de temas históricos.
Tipos de fontes históricas
As fontes históricas podem ser desde artefatos arqueológicos a dispositivos eletrônicos. É importante que se compreenda que todos os tipos de fontes históricas são importantes para o desenvolvimento da pesquisa. Contudo, existe uma diferença de complexidade entre elas.
Fontes históricas escritas
As fontes históricas escritas consistem em documentos que possuem frases e textos. Alguns exemplos de fontes escritas são:
  • Cartas
  • Discursos
  • Leis
  • Livros
  • Letras de músicas
  • Poemas
  • Jornais
  • Revistas
  • Folhetos
Fontes históricas materiais
As fontes históricas materiais são os vestígios do passado deixados pelo homem. São as fontes mais amplas que existem pois tudo que foi produzido pelo homem desde a sua existência é passível de pesquisa. Podemos exemplificar algumas fontes materiais, como:
  • Esculturas
  • Pinturas rupestres
  • Pinturas
  • Vestuário
  • Cerâmicas
  • Urnas funerárias com ossos humanos
  • Pedras lascadas e polidas
  • Monumentos
  • Fóssil
Fontes históricas orais
As fontes históricas orais são fontes que envolvem a fala. Em sociedades que a escrita não é dominada por todos os seus membros (como algumas comunidades indígenas, por exemplo), sua história é narrada e transmitida pela fala dos mais velhos.
Assim, a memória do narrador se torna uma importante ferramenta para se construir a história que passa de geração para geração.
As fontes históricas orais permitem perceber como o grupo envolvido no fato passado vivenciou e percebeu o desenrolar dos acontecimentos. Alguns exemplos de fontes orais são:
  • Lendas
  • Mitos
  • Relatos
  • Documentários
  • Entrevistas
Percebe-se, então, que as fontes históricas são variadas. Cada uma demanda um cuidado diferente por parte do historiador que deve se encarregar de extrair delas argumentos sólidos que sustentarão sua pesquisa.
Nesse sentido, a atuação do historiador é de suma importância para a pesquisa histórica, pois dependerá da forma como ele manuseará as fontes que a história será difundida.


ATIVIDADES

1 – ELABORE UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS SOBRE O TRABALHO DO HISTORIADOR.

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