Escola Estadual
Omar Donato Bassani
OBJETIVO:
INTERPRETAÇÃO
DE TEXTO ARTÍSTICO
Entrega
da atividade: email
csvieira@gmail.com
Orientações:
Ler o
texto e responder o que se pede.
EM01AR01 Leitura/Interpretação
distinguindo um fato da opinião relativo a um fato do texto.
Prof.ª CRISTINA
Tempo de
estudo: duas aulas
ATUALIDADE
- MASP: EXPOSIÇÃO HISTÓRIAS DAS
MULHERES: ARTISTAS ATÈ 1900
--A exposição Histórias das mulheres apresenta
quase cem trabalhos, que datam do século 1 ao 19. Como o título indica não se
trata de uma única história, mas de muitas, narradas por meio de obras feitas
por mulheres que viveram no norte da África, nas Américas (antes e depois da
colonização), na Ásia, na Europa, na Índia e no território do antigo Império
Otomano. Uma das características mais fortes desta mostra é o diálogo que se
estabelece entre pinturas e têxteis, escolhidos como um suporte emblemático —
afinal, a pintura também é feita sobre tecido.
--Com 60 pinturas, 2 desenhos e 34
tecidos de diferentes épocas e origens, Histórias das mulheres destaca
trabalhos para além das categorias tradicionais das belas artes, procurando
oferecer perspectivas mais amplas e mais plurais. Embora não se conheça o nome
das artistas têxteis, todas as peças expostas foram produzidas por mulheres. Em
muitas regiões do mundo antes de 1900, a criação de tecidos, feita manualmente,
era considerado um trabalho de gênero e visto como o ideal das mulheres — da
mesma forma que a pintura de belas artes era típica e idealmente feita por
homens. Colocar essas duas formas de trabalho juntas
demonstra a persistência do fazer das mulheres ao longo do tempo. Mesmo que os
tecidos estejam excluídos das definições de arte, e de as mulheres terem sido
barradas do treinamento nas academias, a exposição mostra que elas sempre
fizeram arte.
--Algumas artistas tiveram carreiras de
grande sucesso. Este é o caso das tecelãs da América pré-colombiana, que
desfrutaram de uma posição de prestígio nas sociedades andinas, de Sofonisba
Anguissola, que trabalhou para a corte espanhola no século 16, de Mary Beale,
cujo marido foi seu assistente de ateliê, no século 17, de Elisabeth Louise
Vigée Le Brun que ocupou o cargo de “primeira pintora” da rainha da França, no
século 18, e de Abigail de Andrade, que ganhou uma medalha de ouro no Salão de
1884, no Brasil imperial. Apesar disso, as mulheres representam um contingente
muito menor que seus colegas homens nos manuais de história da arte, nas
narrativas oficiais e nas coleções de museus. O MASP possui em seu acervo
apenas duas pinturas de mulheres artistas até 1900: um autorretrato da
portuguesa Leonor de Almeida Portugal de Lorena e Lencastre e um panorama da
baía de Guanabara, da inglesa Maria Graham, especialmente restaurado para esta
exposição É difícil falar de histórias feministas antes do século 19, por isso
falamos em histórias das mulheres. Mas olhar para as artistas dessa época,
hoje, nos ajuda a estabelecer genealogias feministas.
--O encontro com essas várias precursoras —
nomeadas ou anônimas, famosas e desconhecidas — nos convida, assim, a repensar
as hierarquias da história tradicional, que costuma celebrar a arte como uma
atividade de homens brancos e europeus. As singularidades das obras expostas mostram que a arte
é muito maior e mais complexa do que se costuma imaginar.
CURADORIA Julia Bryan-Wilson, curadora-adjunta
de arte moderna e contemporânea; Lilia Schwarcz, curadora-adjunta de
histórias; e Mariana Leme, curadora assistente, MASP
Analisar
o texto e responder:
1.
Sobre a exposição de arte o argumento
utilizado para atestar a produção têxtil como arte, numa exposição sobre HISTÓRIAS DAS MULHERES seria:
A.
( ) O reconhecimento dos homens s mulheres nas obras de arte
B.
( ) O trabalho reconhecidamente do gênero
feminino
C.
( ) A pesquisa sobre quem eram essas mulheres
D.
( ) A tecelagem não ser considerada arte
E.
( ) A obra feminina não ser reconhecida
2.
Qual dessas obras de arte representa
uma obra de tecelagem assinale com um X
A (
)
B ( )
C ( )
1.
Qual dessas artistas abaixo relacionadas estão inseridas no
contexto visual:
A
( ) Cecilia Meireles B ( ) Pierre
Beauchamp
C ( ) Tarsila do
Amaral
2.
Confome o texto quais seriam as obras abaixo relacionados que
identificam a exposição:
Leonardo Da Vinci
Monalisa
Artista
desconhecida
Persitencia da Memória
Salvador Dali
Obra de tapeçaria de Marlene Trindade
1.
Retire do texto informações de no minimo três artistas e
escreva nas linhas abaixo,
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________








Nenhum comentário:
Postar um comentário