Escola Estadual Omar Donato Bassani
OBJETIVO: INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
ARTÍSTICO
Entrega da atividade: e-mail csvieira@gmail.com
Orientações: Ler o texto e responder o que
se pede.
EM03AR01
Leitura/Interpretação
distinguindo um fato da opinião relativo a um fato do texto.
Prof.ª CRISTINA
Tempo de estudo: Duas aulas
Atividade: Leia o anuncio
publicitário a seguir para responder as questões de 01 à 05.
1 Para ilustrar a ideia de ‘Prevenção ‘, o recurso
usado no anúncio foi mostrar:
(A) o slogan colocado nas UBS no mês
de outubro.
(B) A importância do histórico de câncer de mama em parentes de primeiro
grau (mãe e irmã).
(C) “Tecido da mama com aparência de ‘casca cor de rosa”, nódulos, caroço e
aumento da densidade mamária.
(D) Desenvolver o senso de cuidado
com seu corpo é fundamental para evitar qualquer tipo de câncer, ter uma
alimentação saudável, praticar atividades físicas regularmente, realizar exames
de diagnostico é essencial para diminuir as chances de desenvolver o câncer de
mama.
(E) O câncer de mama só acontece em mulheres de idade superior a 40 anos,
sendo assim somente essas devem fazer o exame de mamografia.
2 As palavras “prevenção”, “alimentação”, “atividades
físicas”, hábitos saudáveis”, “cuidados, “carinho” e “amor’ são escritas em
peças encaixáveis. Esse recurso é utilizado para:
(A) Inferir que sem alimentação e atividade física não seria possível
identificar precocemente o câncer de mama.
(B) Assumir que a prevenção é a peça fundamental para um diagnóstico
precoce e as demais palavras não são fatores importante.
(C) Estimular que mulheres diagnosticadas com câncer de mama pratiquem
esportes e se alimentem bem durante o tratamento.
(D) Encorajar mulheres a terem uma
alimentação saudável e hábitos de vida melhor, pois essas práticas, sozinhas,
previnem o câncer de mama.
(E) Indicar que todos os fatores são necessários para um bom diagnóstico e
um bom tratamento do câncer de mama.
3. O anúncio tem como intenção reforçar a
importância:
(A) de
prevenção, pois é, peça fundamental para um diagnóstico precoce
(B)
que a mamografia nada mais é que a radiografia das mamas.
(C)
que independentemente da idade e importante que todas as mulheres conheçam seu
corpo,
(D)
que as orientações sobre prevenção de câncer de mama só servem para as
mulheres, devido ao fato de homens não terem essa doença.
(E)
que pessoas ao praticarem hábitos saudáveis, atividade física amor, carinho,
cuidado, e alimentação não precisam realizar a prevenção.
4 No anúncio publicitário o outubro rosa é:
(A) É uma cor que representa as
mulheres, que são mais vitimizadas a terem o câncer de mama.
(B)
É uma propaganda utilizando peças de
encaixe, para chamar a atenção de pacientes com câncer de mama.
(C) É a forma que a secretaria da saúde
do estado de São Paulo encontrou de demonstrar que o câncer de mama tem cura
quando descoberto precocemente.
(D) Uma campanha anual realizada mundialmente em outubro, com a intenção de
alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama.
(E) È o jeito mais convincente de dizer que o
câncer de mama tem cura quando tratado no hospital de Pernambuco.
5 Ao ler as orientações ilustradas no anúncio pode-se
entender que:
(A) O anuncio pertence ao hospital
de câncer do Pernambuco, nesse hospital o índice de mulheres com câncer de mama
é maior.
(B) Durante o mês de
outubro, diversas instituições abordam o tema para encorajar mulheres a
realizarem seus exames e muitas até os disponibilizam. Iniciativas como essa
são fundamentais para a prevenção, visto que nos estágios iniciais a doença.
(C) A saúde das mulheres esta representada como um quebra cabeça, devido a
dificuldade de realizar os exames para constatar a doença.
(D) As orientações estão voltadas pra quem já esta contaminada pela doença
do câncer de mama.
(E) As orientações só servem para
que saibamos mais sobre essa doença.

Nenhum comentário:
Postar um comentário