E E Escola Estadual Omar Donato Bassani
Nome:________________________________________________________________N°____
Série:6ªA/B e
E Professora:Natália
Data:____/____/______.
Objetivo:Classificar
e identificar os tipos de misturas, métodos de separação de mistura, e
transformações químicas.
Habilidade:(EF06CI01)
Classificar como homogênea ou heterogênea a mistura de dois ou mais materiais,
a partir da observação e da comparação das características e propriedades de
diferentes materiais, por meio da execução de experimentos simples como mistura
de água e sal, água e areia, dentre outros
(EF06CI03)
Selecionar métodos adequados para a separação de diferentes sistemas
heterogêneos a partir da investigação e identificação de processos de separação
de materiais de uso cotidiano, bem como pesquisar sobre procedimentos
específicos tais como a produção de sal de cozinha e a destilação do petróleo.
(EF06CI02)
Observar, identificar e registrar evidências de transformações químicas
decorrentes da mistura de diversos materiais, ocorridas tanto na realização de
experimentos quanto em situações do cotidiano, como a mistura de ingredientes
para fazer um bolo, mistura de vinagre com bicarbonato de sódio, como também
pelo conhecimento, por meio de publicação eletrônica ou impressa, de situações
relacionadas ao sistema de produção
Atividade da
semana:18/05 a 22/05
Tempo de duração:4
aulas.
Entrega das
atividades: Pode ser enviada por email --
nataliasilva@prof.educacao.sp.gov.br ou
entregar no retorno as aulas.
Atividade 1
Realize uma pesquisa
em seu livro didático;Tempo de ciências,capitulo 2;
páginas:22,23,24 e
25.(Para auxiliar nas respostas).
1)Explique resumidamente como ocorre as técnicas
abaixo e cite exemplos.(2 pontos)
a)Catação:____________________________________________________________________
b)Filtração:_______________________________________________________________________
c)Ventilação:______________________________________________________________________
d)Evaporação:_____________________________________________________________________
e)Destilação
simples:________________________________________________________________
f)Destilação
Fracionada:_____________________________________________________________
g)Decantação:_____________________________________________________________________
h)Centrifugação:___________________________________________________________________
i)Separação
magnética:_____________________________________________________________
2) Complete a tabela a seguir, escrevendo o que se
pede. Aspecto heterogêneo ou homogêneo.
Mistura
|
Nº de fases
|
Aspecto
macroscópico
|
Água +
sal(dissolvido)
|
|
|
1copo de leite+ 5
colheres de achocolatado
|
|
|
Água + areia +
pedras
|
|
|
Água+Mel+Groselha
|
|
|
Água + óleo
|
|
|
3) A seguir são dadas várias situações onde é necessário
separar substâncias. Escolha o método mais adequado para separar cada uma das
misturas.
A) Conchinhas do
mar e bolas de gude em um saco de brinquedos.
_____________________________________________________________
B) Areia com pedras
num canteiro de obras.
_____________________________________________________________
C) Pedaços de giz e
pó de giz dentro de um estojo.
_____________________________________________________________
D) Água com um
pouco de terra.
_____________________________________________________________
E) Água do mar em
uma salina.
_____________________________________________________________
F) Água do riacho
com impurezas.
_____________________________________________________________
G) Caldo-de-cana já
fermentado para produzir aguardente.
_____________________________________________________________
H) Ferro, estanho e
chumbo em um bloco de metal.
_____________________________________________________________
4) Indique a técnica de separação que está ocorrendo
em cada caso.
A) Água passando
pelo filtro doméstico.
_____________________________________________________________
B) Aspirador de pó
funcionando.
_____________________________________________________________
C) Café sendo
coado.
_____________________________________________________________
D) Areia e pó de
serra sendo despejados em um vidro com água.
_____________________________________________________________
E) Água com sal
fervendo e o vapor de água sendo recolhido em equipamento especial e se
condensando
5) Sólidos e líquidos em misturas homogêneas
podem ser separados por:
A) evaporação e
destilação simples.
B) decantação e
destilação fracionada.
C) destilação
simples e centrifugação.
D) filtração e
evaporação.
6) As misturas heterogêneas em que há componentes
sólidos e líquidos podem ser separadas por:
A) catação,
decantação, filtração.
B) filtração,
centrifugação, destilação simples.
C) flotação,
decantação, centrifugação.
D) filtração,
decantação, centrifugação.
Garimpeiro usando bateia para separar o ouro da areia.
A) Flotação.
B) levigação.
C) ventilação.
D) filtração.
8) Nas estações de tratamento, a água recebe produtos
químicos que fazem com que as partículas
de areia se juntem, formando partículas maiores. Como essas partículas são
maiores e mais pesadas, elas vão se depositando aos poucos no fundo do tanque,
numa técnica chamada de:
A) filtração.
B) flotação.
C) decantação.
D) levigação.
9) Um dos processos usados para obter água doce a
partir de água do mar em regiões que têm escassez de água, como o Oriente
Médio.
A) destilação.
B) decantação.
C) centrifugação.
D) fusão
fracionada.
Atividade
2
Consulte o seu
livro didático-Tempo de Ciências- Capítulo: 03 Páginas:34,35 e 36.
TRANSFORMAÇÕES DA MATÉRIA
Vivenciamos, diariamente, diferentes
transformações da matéria.
Esses fenômenos são classificados
como físicos , nos quais não ocorrem mudanças na composição da
substância, apenas na
forma, no tamanho
e na aparência: químicos , em que ocorrem alterações
na composição da matéria, dando origem
a novas
substâncias , e biológicos, que
são um tipo
de transformação química,porém provocada pela ação de
microrganismos, como fungos e bactérias.
1) Leia com atenção este trecho.
Durante
o processo da
fotossíntese realizado pelos
vegetais e pelas
algas, ocorre a absorção
de gás carbônico
do ar e
de água e nutrientes do
solo, na presença de luz solar.
Esses elementos são
transformados, resultando na produção
de glicose (açúcar),
que serve como
alimento para a
planta, e na liberação de oxigênio atmosférico.
Que
tipo de transformação ocorre nesse processo? Explique.
_____________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________
2)Analise estas situações e
classifique-as em transformação física, química e/ou biológica.
a)
Amassamento de um papel. ________________________________________
b)
Congelamento da água. ___________________________________________
c)
Produção de um bolo. _____________________________________________
d)
Corte de um bolo. ________________________________________________
e)
Digestão dos alimentos. ___________________________________________
f)
Queima da madeira. _______________________________________________
g)
Ocorrência de mofo no pão. ________________________________________
h)
Quebra de um copo de vidro. _______________________________________
i)
Azedamento do leite. ______________________________________________
3)Cite três
exemplos de transformações física.
_____________________________________________________________________________________
4)Cite três
exemplos de transformações químicas.
_____________________________________________________________________________________
5)Indique quais
fenômenos ou ações abaixo envolvem transformações químicas:
a)Fusão do gelo:____________________
b)Cozimento da batata:_______________
c)Vaso quebrado:____________________
d)Queima de papel:__________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário