sábado, 16 de maio de 2020

CIÊNCIAS 6º ANOS A, B , E


                                                            E E Escola Estadual Omar Donato Bassani            
Nome:________________________________________________________________N°____

Série:6ªA/B e E                                                            Professora:Natália                             Data:____/____/______.

Objetivo:Classificar e identificar os tipos de misturas, métodos de separação de mistura, e transformações químicas.

Habilidade:(EF06CI01) Classificar como homogênea ou heterogênea a mistura de dois ou mais materiais, a partir da observação e da comparação das características e propriedades de diferentes materiais, por meio da execução de experimentos simples como mistura de água e sal, água e areia, dentre outros
(EF06CI03) Selecionar métodos adequados para a separação de diferentes sistemas heterogêneos a partir da investigação e identificação de processos de separação de materiais de uso cotidiano, bem como pesquisar sobre procedimentos específicos tais como a produção de sal de cozinha e a destilação do petróleo.
(EF06CI02) Observar, identificar e registrar evidências de transformações químicas decorrentes da mistura de diversos materiais, ocorridas tanto na realização de experimentos quanto em situações do cotidiano, como a mistura de ingredientes para fazer um bolo, mistura de vinagre com bicarbonato de sódio, como também pelo conhecimento, por meio de publicação eletrônica ou impressa, de situações relacionadas ao sistema de produção

Atividade da semana:18/05 a 22/05
Tempo de duração:4 aulas.
Entrega das atividades: Pode ser enviada por email -- nataliasilva@prof.educacao.sp.gov.br  ou entregar no retorno as aulas.

                                                               Atividade 1

Realize uma pesquisa em seu livro didático;Tempo de ciências,capitulo 2;
páginas:22,23,24 e 25.(Para auxiliar nas respostas).

1)Explique resumidamente como ocorre as técnicas abaixo e cite exemplos.(2 pontos)

a)Catação:____________________________________________________________________


b)Filtração:_______________________________________________________________________
c)Ventilação:______________________________________________________________________
d)Evaporação:_____________________________________________________________________
e)Destilação simples:________________________________________________________________
f)Destilação Fracionada:_____________________________________________________________
g)Decantação:_____________________________________________________________________
h)Centrifugação:___________________________________________________________________
i)Separação magnética:_____________________________________________________________

2) Complete a tabela a seguir, escrevendo o que se pede. Aspecto heterogêneo ou homogêneo.

Mistura
Nº de fases
Aspecto macroscópico
Água + sal(dissolvido)


1copo de leite+ 5 colheres de achocolatado


Água + areia + pedras


Água+Mel+Groselha


Água + óleo




3) A seguir são dadas várias situações onde é necessário separar substâncias. Escolha o método mais adequado para separar cada uma das misturas.
A) Conchinhas do mar e bolas de gude em um saco de brinquedos.
_____________________________________________________________

B) Areia com pedras num canteiro de obras.
_____________________________________________________________

C) Pedaços de giz e pó de giz dentro de um estojo.
_____________________________________________________________
D) Água com um pouco de terra.
_____________________________________________________________
E) Água do mar em uma salina.
_____________________________________________________________

F) Água do riacho com impurezas.
_____________________________________________________________

G) Caldo-de-cana já fermentado para produzir aguardente.
_____________________________________________________________

H) Ferro, estanho e chumbo em um bloco de metal.
_____________________________________________________________

4) Indique a técnica de separação que está ocorrendo em cada caso.

A) Água passando pelo filtro doméstico.
_____________________________________________________________

B) Aspirador de pó funcionando.
_____________________________________________________________

C) Café sendo coado.
_____________________________________________________________

D) Areia e pó de serra sendo despejados em um vidro com água.
_____________________________________________________________

E) Água com sal fervendo e o vapor de água sendo recolhido em equipamento especial e se condensando



5) Sólidos e líquidos em misturas homogêneas podem      ser separados por:
A) evaporação e destilação simples.
B) decantação e destilação fracionada.
C) destilação simples e centrifugação.
D) filtração e evaporação.

6) As misturas heterogêneas em que há componentes sólidos e líquidos podem ser separadas por:
A) catação, decantação, filtração.
B) filtração, centrifugação, destilação simples.
C) flotação, decantação, centrifugação.
D) filtração, decantação, centrifugação.


7) Processo de separação que consiste em usar uma corrente de água para separar corpos mais densos de corpos menos densos, que são arrastados mais facilmente pela água.



Garimpeiro usando bateia para separar o ouro da areia.
A) Flotação.
B) levigação.
C) ventilação.
D) filtração.

8) Nas estações de tratamento, a água recebe produtos químicos que fazem com que  as partículas de areia se juntem, formando partículas maiores. Como essas partículas são maiores e mais pesadas, elas vão se depositando aos poucos no fundo do tanque, numa técnica chamada de:
A) filtração.
           B) flotação.
C) decantação.
D) levigação.

9) Um dos processos usados para obter água doce a partir de água do mar em regiões que têm escassez de água, como o Oriente Médio.
A) destilação.
B) decantação.
C) centrifugação.
D) fusão fracionada.


Atividade 2

Consulte o seu  livro didático-Tempo de Ciências- Capítulo: 03 Páginas:34,35 e 36.

TRANSFORMAÇÕES DA MATÉRIA

Vivenciamos,   diariamente,   diferentes   transformações   da   matéria.   Esses  fenômenos são classificados como físicos , nos quais não ocorrem mudanças na composição  da  substância,  apenas  na  forma,  no  tamanho  e  na  aparência: químicos , em que ocorrem alterações na composição da matéria,  dando origem a  novas  substâncias ,  e biológicos,  que  são  um  tipo  de  transformação  química,porém provocada pela ação de microrganismos, como fungos e bactérias.

1) Leia com atenção este trecho.
Durante o  processo  da  fotossíntese  realizado  pelos  vegetais  e  pelas  algas, ocorre  a  absorção  de  gás  carbônico  do  ar  e  de  água  e  nutrientes  do  solo,  na presença  de  luz  solar.  Esses  elementos  são  transformados,  resultando  na produção  de  glicose  (açúcar),  que  serve  como  alimento  para  a  planta,  e  na liberação de oxigênio atmosférico.
Que tipo de transformação ocorre nesse processo? Explique.
_____________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________

2)Analise estas situações e classifique-as em transformação física, química e/ou biológica.
a) Amassamento de um papel. ________________________________________
b) Congelamento da água. ___________________________________________
c) Produção de um bolo. _____________________________________________
d) Corte de um bolo. ________________________________________________
e) Digestão dos alimentos. ___________________________________________
f) Queima da madeira. _______________________________________________
g) Ocorrência de mofo no pão. ________________________________________
h) Quebra de um copo de vidro. _______________________________________
i) Azedamento do leite. ______________________________________________

3)Cite três exemplos de transformações física.
_____________________________________________________________________________________

4)Cite três exemplos de transformações químicas.
_____________________________________________________________________________________






5)Indique quais fenômenos ou ações abaixo envolvem transformações químicas:

a)Fusão do gelo:____________________
b)Cozimento da batata:_______________
c)Vaso quebrado:____________________
d)Queima de papel:__________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário