segunda-feira, 11 de maio de 2020

FILOSOFIA 2 ANOS A B


ESCOLA ESTADUAL Omar Donato Bassani
Professora: Lucilia Laura Pinheiro Lopes
Atividades da semana de: 11 à 15.05.20

Orientações:
·         Copiar as palavras desconhecidas no caderno. Ler texto e responder as questões.
·         Entregar as atividades no retorno das aulas presenciais. 
·         Qualquer dúvida -  deixar mensagem no blog.

Ano/série
2ºA e 2º B

Objetos de estudo





Conceito de ética em Aristóteles.
Vício, Virtude e Equilíbrio.

Competências/habilidades








(EM13CHS501) Compreender e analisar os fundamentos da ética em diferentes culturas, identificando processos que contribuem para a formação de sujeitos éticos que valorizem a liberdade, a autonomia e o poder de decisão (vontade).

Tempo de estudo




2 aulas

Os critérios éticos de Aristóteles:  O homem é sua alma inteligente e sua finalidade é a felicidade. O que é a felicidade do homem? Desenvolver sua racionalidade.
Segundo Aristóteles a alma é dividida em três partes: Vegetativa: responsável pelas necessidades básicas (comer, beber, dormir, reproduzir). Sensitiva: ligada as sensações e ao movimento. Intelectiva: responsável pelo uso da razão (pensamento).
A Felicidade: deve ocorrer em todas as partes da alma e o conhecimento deve fazer com que não haja exagero em qualquer parte da alma. Virtude: é o equilíbrio. Vicio: é o desequilíbrio.

Considerando essas informações leia o texto de Aristóteles e responda as questões.

“Em primeiro lugar, temos que observar que as qualidades morais são de tal modo constituídas que são destruídas pelo excesso e pela deficiência, como percebemos ser o caso do vigor e saúde do corpo (pois para lograr esclarecimento acerca de coisas invisíveis é preciso utilizar a evidência de coisas visíveis). O vigor é destruído tanto pelo excesso de exercícios quanto pela deficiência destes e, analogamente, a saúde é destruída tanto por alimento e bebida em demasia quanto pela deficiência destes que em quantidades adequadas a produzem, aumentam e preservam. 0 mesmo, por conseguinte, se revela verdadeiro em relação à temperança, à coragem e às outras virtudes. Aquele que foge de tudo tomado pelo medo e jamais suporta qualquer coisa se torna um covarde aquele que não experimenta medo diante de coisa alguma e tudo enfrenta se torna temerário. De maneira análoga, aquele que cede a todos os prazeres e não se contém diante de nenhum se converte num libertino, enquanto aquele que se afasta de todos os prazeres, como fazem os indivíduos rudes, se torna o que pode ser qualificado como [um indivíduo] insensível. Assim, a temperança e a coragem são destruídas pelo excesso e pela deficiência e preservadas pela observância da mediania. ” ARISTÓTELES. Ética a Nicómaco.

Anote no  caderno as palavras que você não conhece e procure o significado em dicionário, copie o significado e releia o texto. 

Responder:
1.    Segundo Aristóteles como é possível alcançar a felicidade?
2.    Considerando o raciocínio de Aristóteles, dê dois exemplos de equilíbrio na vida de uma pessoa.

Um comentário:

  1. Olá estudantes espero que estejam bem. Vamos manter a energia positiva. Olhem as atividades, procurem fazer o que foi proposto. Deixo meu cel. 1196175-2912 WhatsApp quem terminal, faz foto e manda no whats. Fique em casa e se precisam sair use z máscara.

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