ESCOLA ESTADUAL OMAR
DONATO BASSANI
PROFESSORA BRANCA CASSAGNI E ALZIRA
ATIVIDADES DA SEMANA DE : 11 A
15/05/2020
SEXTO ANO – A,B,C,D, E
HISTÓRIA
TEMPO DE ESTUDO 4 AULAS
ORIENTAÇÕES
LER ATENTENTAMENTE OS
TEXTOS
COPIAR E RESPONDER AS
QUESTÕES
AS ATIVIDADES DEVEM SER
ENTREGUES NO RETORNO DAS AULAS PRESENCIAIS
AS QUESTÕES DEVEM SER
FEITAS NO CADERNO DE HISTÓRIA
OBJETOS DE ESTUDO
A QUESTÃO DO TEMPO
REFLEXÕES SOBRE O SENTIDO DAS
CRONOLOGIAS
HABILIDADES – EF06HI01 IDENTIFICAR
DIFERENTES FORMAS DE COMPREENSÃO DA NOÇÃO
DE TEMPO E DE PERIODIZAÇÃO DOS PROCESSOS HISTÓRICOS ( CONTINUIDADES E
RUPTURAS).
O TEMPO HISTÓRICO
Assim
como podemos contar o tempo através do tempo cronológico, usando relógios ou
calendários, temos ainda outros tipos de tempo: o tempo geológico, que
se refere às mudanças ocorridas na crosta terrestre, e o tempo histórico que
está relacionado às mudanças nas sociedades humanas.
O tempo histórico tem como agentes os grupos humanos, os quais
provocam as mudanças sociais, ao mesmo tempo em que são modificados por elas.
O tempo histórico revela e esclarece o processo pelo qual passou
ou passa a realidade em estudo. Nos anos 60, por exemplo, em quase todo o
Ocidente, a juventude viveu um período agitado, com mudanças, movimentos
políticos e contestação aos governos. O rock,
os hippies,
os jovens revolucionários e , no Brasil, o Tropicalismo (Caetano Veloso, Gal
Costa, Gilberto Gil, entre outros) e a Jovem Guarda (Roberto Carlos, Erasmo
Carlos, entre tantos outros), foram experiências sociais e musicais que deram à
década de 60 uma história peculiar e diferente dos anos 50 e dos anos 70.
Isto é o tempo histórico: traçamos um limite de tempo para estudar
os seus acontecimentos característicos, levando em conta que, naquele momento
escolhido, muitos seres humanos viveram, sonharam, trabalharam e agiram sobre a
natureza e sobre as outras pessoas, de um jeito específico.
A história não é prisioneira do tempo cronológico. Às vezes, o historiador
é obrigado a ir e voltar no tempo. Ele volta para compreender as origens de uma
determinada situação estudada e segue adiante ao explicar os seus resultados.
ATIVIDADE
RESPONDER
1 –
O QUE É TEMPO HISTÓRICO E TEMPO GEOLÓGICO ?
2 – QUAL É A IMPORTÂNCIA DO HISTORIADOR VOLTAR NO TEMPO
?
3 – CITE UM EXEMPLO DE COMO PODEMOS
CONTER O TEMPO.
A contagem do tempo histórico
O modo de medir e dividir o tempo varia
de acordo com a crença, a cultura e os costumes de cada povo. Os cristãos, por
exemplo, datam a história da humanidade a partir do nascimento de Jesus
Cristo. Esse tipo de calendário é utilizado por quase todos os povos do mundo,
incluindo o Brasil.
O ponto de partida de cada povo ao
escrever ou contar a sua história é o acontecimento que é considerado o mais
importante.
O ano de 2008, em nosso
calendário, por exemplo, representa a soma dos anos que se passaram desde o
nascimento de Jesus e não todo o tempo que transcorreu desde que o ser humano
apareceu na Terra, há cerca de quatro milhões de anos.
Como podemos perceber, o nascimento de
Jesus Cristo é o principal marco em nossa forma de registrar o tempo. Todos os
anos e séculos antes do nascimento de Jesus são escritos com as letras a.C. e,
dessa maneira, então 127 a.C., por exemplo, é igual a 127 anos antes do
nascimento de Cristo.
Os anos e séculos que vieram após o
nascimento de Jesus Cristo não são escritos com as letras d.C., bastando apenas
escrever, por exemplo, no ano 127.
O uso do calendário facilita a vida das pessoas. Muitas vezes, contar um determinado acontecimento exige o uso de medidas de tempo tais como século, ano, mês, dia e até mesmo a hora em que o fato ocorreu. Algumas medidas de tempo muito utilizadas são:
O uso do calendário facilita a vida das pessoas. Muitas vezes, contar um determinado acontecimento exige o uso de medidas de tempo tais como século, ano, mês, dia e até mesmo a hora em que o fato ocorreu. Algumas medidas de tempo muito utilizadas são:
- milênio: período de 1.000
anos;
- século: período de 100 anos;
- década: período de 10 anos;
- quinquênio: período de 5
anos;´
- triênio: período de 3 anos;
- biênio: período de 2 anos
(por isso, falamos em bienal).
LEIA ATENTAMENTE O TEXTO E RESPONDA
1 – QUINQUÊNIO É UM PERÍODO DE QUANTOS ANOS?
2 – DE QUE MANEIRA CADA POVO CONTA O TEMPO PARA ESCREVER SUA HISTÓRIA?
3 – QUAL A IMPORTÂNCIA DO USO DO CALENDÁRIO?
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