segunda-feira, 11 de maio de 2020

HISTÓRIA 6 ANO A,B,C,D,E


ESCOLA ESTADUAL OMAR DONATO BASSANI

PROFESSORA BRANCA CASSAGNI E ALZIRA 
ATIVIDADES DA SEMANA DE : 11 A 15/05/2020
SEXTO ANO – A,B,C,D, E
HISTÓRIA
TEMPO DE ESTUDO 4 AULAS

ORIENTAÇÕES
LER ATENTENTAMENTE OS TEXTOS
COPIAR E RESPONDER AS QUESTÕES
AS ATIVIDADES DEVEM SER ENTREGUES NO RETORNO DAS AULAS PRESENCIAIS
AS QUESTÕES DEVEM SER FEITAS NO CADERNO DE HISTÓRIA

OBJETOS DE ESTUDO
A QUESTÃO DO TEMPO
REFLEXÕES SOBRE O SENTIDO DAS CRONOLOGIAS
HABILIDADES – EF06HI01 IDENTIFICAR DIFERENTES FORMAS DE COMPREENSÃO DA NOÇÃO  DE TEMPO E DE PERIODIZAÇÃO DOS PROCESSOS HISTÓRICOS ( CONTINUIDADES E RUPTURAS).

                                                   O TEMPO HISTÓRICO

Assim como podemos contar o tempo através do tempo cronológico, usando relógios ou calendários, temos ainda outros tipos de tempo: o tempo geológico, que se refere às mudanças ocorridas na crosta terrestre, e o tempo histórico que está relacionado às mudanças nas sociedades humanas.
O tempo histórico tem como agentes os grupos humanos, os quais provocam as mudanças sociais, ao mesmo tempo em que são modificados por elas.
O tempo histórico revela e esclarece o processo pelo qual passou ou passa a realidade em estudo. Nos anos 60, por exemplo, em quase todo o Ocidente, a juventude viveu um período agitado, com mudanças, movimentos políticos e contestação aos governos. O rock, os hippies, os jovens revolucionários e , no Brasil, o Tropicalismo (Caetano Veloso, Gal Costa, Gilberto Gil, entre outros) e a Jovem Guarda (Roberto Carlos, Erasmo Carlos, entre tantos outros), foram experiências sociais e musicais que deram à década de 60 uma história peculiar e diferente dos anos 50 e dos anos 70.
Isto é o tempo histórico: traçamos um limite de tempo para estudar os seus acontecimentos característicos, levando em conta que, naquele momento escolhido, muitos seres humanos viveram, sonharam, trabalharam e agiram sobre a natureza e sobre as outras pessoas, de um jeito específico.
A história não é prisioneira do tempo cronológico. Às vezes, o historiador é obrigado a ir e voltar no tempo. Ele volta para compreender as origens de uma determinada situação estudada e segue adiante ao explicar os seus resultados.


ATIVIDADE

RESPONDER

1 –  O QUE É TEMPO HISTÓRICO E TEMPO GEOLÓGICO ?
2 – QUAL É  A IMPORTÂNCIA DO HISTORIADOR VOLTAR NO TEMPO ?
3 – CITE UM EXEMPLO DE COMO PODEMOS CONTER O TEMPO.


A contagem do tempo histórico
O modo de medir e dividir o tempo varia de acordo com a crença, a cultura e os costumes de cada povo. Os cristãos, por exemplo,  datam a história da humanidade a partir do nascimento de Jesus Cristo. Esse tipo de calendário é utilizado por quase todos os povos do mundo, incluindo o Brasil.

O ponto de partida de cada povo ao escrever ou contar a sua história é o acontecimento que é considerado o mais importante.
O ano  de 2008, em nosso calendário, por exemplo, representa a soma dos anos que se passaram desde o nascimento de Jesus e não todo o tempo que transcorreu desde que o ser humano apareceu na Terra, há cerca de quatro milhões de anos.
Como podemos perceber, o nascimento de Jesus Cristo é o principal marco em nossa forma de registrar o tempo. Todos os anos e séculos antes do nascimento de Jesus são escritos com as letras a.C. e, dessa maneira, então 127 a.C., por exemplo, é igual a 127 anos antes do nascimento de Cristo.
Os anos e séculos que vieram após o nascimento de Jesus Cristo não são escritos com as letras d.C., bastando apenas escrever, por exemplo, no ano 127.
          
O uso do calendário facilita a vida das pessoas. Muitas vezes, contar um determinado acontecimento exige o uso de medidas de tempo tais como século, ano, mês, dia e até mesmo a hora em que o fato ocorreu. Algumas medidas de tempo muito utilizadas são:
  • milênio: período de 1.000 anos;
  • século: período de 100 anos;
  • década: período de 10 anos;
  • quinquênio: período de 5 anos;´
  • triênio: período de 3 anos;
  • biênio: período de 2 anos (por isso, falamos em bienal).


LEIA ATENTAMENTE O TEXTO E RESPONDA

1 – QUINQUÊNIO É UM PERÍODO DE QUANTOS ANOS?
2 – DE QUE MANEIRA CADA POVO CONTA O TEMPO PARA ESCREVER SUA HISTÓRIA?
3 – QUAL A IMPORTÂNCIA DO USO DO CALENDÁRIO?




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